Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Audiência pública marca implantação de água tratada em Serra Pelada

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Qualificado pelo representante dos moradores de Serra Pelada, distrito de Curionópolis, como um dia muito importante para aquela comunidade. “Neste dia recebemos saúde, através de água tratada”, afirmou Neguinho, agradecendo ao prefeito Adonei Aguiar e outros agentes responsáveis por trazer tal benefício que ele admite ter sido objeto de reivindicações durante tantos anos.

Assim foi a Audiência Pública de implantação do abastecimento de água tratada em Serra Pelada, ocorrida no sábado, 5; ato que contou com a presença do prefeito Adonei Aguiar que, acompanhado de seu secretariado de governo e diversos vereadores apresentou o benefício que contemplará aquela comunidade.


O primeiro a falar foi o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Adalto Santos, parabenizando a população pela conquista; detalhando que como resultado da obra, a serem realizadas pela empresa BRK Ambiental, será avaliada frequentemente por técnicos. “Este povo ganha a vida com saúde, através da água”, resumiu Adalto.

O vereador Paulo Higino foi o próximo a falar e denunciou que aquele benefício deveria ter sido trazido na gestão anterior já que fazia parte de uma cláusula contratual entre a empresa concessionária de água e o governo de Curionópolis. “Trata-se de um sistema que já deveria ter sido implantada. Não por culpa desta gestão, mas da anterior que não priorizou o bem comum”, alfinetou Paulo Higino, dizendo que acompanhará o passo da implantação do serviço.

Morador naquele distrito, o vereador Aderbal se sentiu em casa ao falar do assunto. “Como representante deste povo a empresa que vier a agua em Curionópolis terá que ter a responsabilidade que rege em seu contrato; pois ficaremos de olho para fiscalizar”, alertou, se colocando à disposição para colaborar com o bom andamento da gestão pública.

“Estamos trabalhando e buscando melhorias para Serra Pelada”, assim iniciou sua fala o prefeito Adonei Aguiar, sob aplausos dos presentes, enumerando que já trouxe alguns benefícios, entre eles, novas carteiras escolares que beneficiou os estudantes da rede municipal de ensino.

Adonei Aguiar falou do descaso das gestões anteriores que não priorizaram aquela população como parte do Município. Segundo ele os prefeitos não tiveram a consciência que aquele povo também precisa de água tratada para viver melhor. Ele relembrou suas iniciativas para reanimar um contrato que existia há 10 anos sem cumprir as importantes cláusulas, esmiuçando que uma delas é fornecer água tratada para Serra Pelada e outra é implantar rede de esgoto na sede do Município.

O formato do projeto a ser executado foi detalhado por Jose Manuel, representante da empresa responsável pela obra BRK Ambiental. Ele também relembrou da reunião ocorrida entre o prefeito Aguiar e a empresa quando a primeira pergunta feita pelo chefe do executivo municipal foi: Como está o plano para implantar o fornecimento de água tratada em Serra Pelada? E pediu à empresa prazo e metas para execução dos serviços.

José Manuel detalhou que a primeira fase do processo de implantação do abastecimento de água tratada será cadastramento dos usuários para, entre eles, avaliar os que enquadram na Tarifa Social.

Adiantou ainda que as obras iniciarão em setembro já estando em fase de formatação visto que o processo de licitação já foi realizado; e que a duração da obra é de pelo menos 90 dias.

 

Sobre a obra – Trata-se de uma obra de aproximadamente R$ 1.000,000 (um milhão de reais) valor que garantirá a implantação de 27.500 metros de rede de distribuição de água, devendo extinguir a antiga rede; a água deverá ter qualidade tratada e pressão para que suba ao reservatório doe cada residência; garantia na regularidade no abastecimento bem como na qualidade da água para consumo humano; mostras das águas dos poços já existentes naquele Distrito serão avaliadas em laboratório podendo o resultado ser apresentado, além dos poderes executivo e legislativo, a qualquer cidadão que requisitar; os reservatórios já existentes deverão ser desinfetados.

Participação popular – Após as explicações trazidas pelo gestor da BRK Ambiental, foi aberta a palavra par a população. Entre os que falaram esteve o professor Telmo que reafirmou a importância da obra e agradeceu o prefeito Adonei que está valorizando o povo de Serra Pelada, que há anos vem sofrendo esse descaso.
Depois foi a vez de Baiano, também morador naquele Distrito. Este iniciou denunciando que a falta de água tratada perdura há vários anos.
Além destes, vários populares manifestaram apoio à empresa que executará a obra e agradecimentos ao prefeito Adonei Aguiar.

Reportagem: Francesco Costa

Publicidade

Veja
Também