Veiculada no G1 dia 12 de julho de 2012, a matéria assegura que Balneários públicos de Parauapebas, estavam impróprios para banho. A informação é do Corpo de Bombeiros, sob a alegação que as áreas não oferecem condições seguras para os banhistas por não apresentarem boas condições de segurança à população.
De lá para cá nada foi feito nas respectivas áreas nem pelo poder privado ou público, o que significa dizer que tudo continua igual. A equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar foi conferir a atual realidade dos balneários e visitou um localizado no encontro das águas do Igarapé do Gelado com o Rio Parauapebas, próximo ao Clube City Park, lugar bem frequentado pela população nos fins de semana e que é conhecido popularmente como “City Liso”. O que encontramos ali foi clara agressão ao meio ambiente devido muito lixo deixado pelos banhistas: embalagens e vasilhames de bebidas, garrafas pet’s, sacolas plásticas, embalagens de carvão usado para assar carnes, fraldas descartáveis etc., tudo deixado às margens dos rios e que com as águas das chuvas logo é arrastado para o leito. O local não conta com nenhuma ação do poder público em se tratando de coleta dos resíduos ali deixados, nem serviço de urbanização, o que deixa a entender que a depredação dos mananciais é contínua.
Nota-se que o local é perfeito para se criar balneários urbanizados com praias artificiais; brigadas de bombeiros civis; trailer para a Secretaria Municipal de Saúde; trailer para comercialização de bebidas e alimentos; lixeiras para coleta dos resíduos gerados no local e ainda campanhas de conscientização para a manutenção do local limpo. Iniciativas que atrairiam pessoas para Parauapebas, além de manter aqui a própria população que deixaria de procurar alternativas de lazer em municípios vizinhos; o que consequentemente movimentaria todo o comércio local: hotéis, restaurantes, postos de combustíveis, lava-jatos etc.
Na mesma situação se encontram vários balneários no entorno da cidade de Parauapebas, podendo se citar o Ilha Tropical, no bairro Liberdade e outros ao longo da VS-10.
Outro lado
Procurado pela nossa equipe de reportagens, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Parauapebas, Gesmar Rosa, disse que já existe projetos para urbanizar os balneários, porém apresentou como medida paliativa o mapeamento dos locais e se comprometeu em enviar ofícios à SEMURB (Secretaria Municipal de Urbanismo) para que esta inicie a coleta dos resíduos evitando assim a poluição do rio.
Reportagem e fotos: Francesco Costa – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar