Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Barcarena e Marabá apresentam crescimento de exportações no semestre

Enquanto Parauapebas vai dando adeus ao pódio das exportações no país (ficou em 1º lugar durante dois anos consecutivos e agora é 5º), Barcarena e Marabá avançam. O primeiro município tem como motor propulsor um pacote composto por porto, alumínio, caulim e soja. O segundo tem no cardápio cobre de alto teor, manganês, aço e carnes.

Barcarena – que exportou 1,19 bilhão de dólares este ano ante 1,07 bilhão no mesmo período de 2014 – cresceu nas exportações paraenses e já ocupa a 13ª colocação nacional, oito posições abaixo de Parauapebas. Mas é Marabá o município que mais se destaca, tanto estadual quanto nacionalmente, em meio a um emaranhado de gigantes.

Marabá viu suas exportações saltarem de 404,5 milhões de dólares nos seis primeiros meses de 2014 para 554,1 milhões no mesmo período deste ano. A continuar como tal, findará o ano com a cifra inédita de, pelo menos, 1 bilhão de dólares exportados. Canaã dos Carajás e Belém já até foram deixados para trás, e Marabá ocupa a 39ª posição, encostado na capital maranhense, São Luís, que tem na atividade portuária seu principal trunfo. Até a gigante Belo Horizonte, capital mineira de 2,5 milhões de habitantes (quase dez vezes mais gente que Marabá), ficou atrás (43º lugar) na fila.

Porém, como nem tudo é um mar de rosas, pode ser que as exportações de Marabá também caiam a partir do segundo semestre porque a principal de suas commodities, o cobre, também passa por momento delicado no mercado internacional. Isso porque, com o enfraquecimento da demanda da China, as altas taxas de juros nos Estados Unidos e a possibilidade de saída da Grécia da Zona do Euro, o preço do produto despencou – e pode cair muito mais.
De modo geral, nenhum município paraense que vende para fora está imune de ver naufragar suas exportações nas águas turbulentas da crise por que passa o mercado econômico brasileiro. E salve-se quem puder.

Reportagem especial: André Santos – Colaborador do Portal Pebinha de Açúcar
Foto: Arquivo

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário