Publicidade

Bombeiros participam de treinamento para manusear novos equipamentos

O objetivo do treinamento foi apresentar aos militares as ferramentas que serão usadas em caso de resgate de vítimas em acidentes automobilísticos

Homens do 23º Grupamento Bombeiro Militar de Parauapebas participaram de treinamento para manusear os novos equipamentos salva vidas que foram entregues ao Batalhão através de parceria firmada com a mineradora multinacional Vale.


Os equipamentos, tratam-se de uma Almofada Pneumática, que antes só era disponibilizada na região metropolitana de Belém e nos aeroportos, e de desencarceradores (Desencarceramento é o nome dado à operação de salvamento que exige aplicação de ferramentas que livrem a vítima de materiais envolventes que a prendam ou encarcerem. Um equipamento conhecido como desencarcerador permite a retirada de vítimas presas em ferragens de automóveis, aeronaves ou qualquer outro ambiente que, devido a sua estrutura metálica, necessite ser cortado por equipamento específico, cuja força para o corte é geralmente promovida pelo bombeamento hidráulico, por um motor, geralmente acomodado numa viatura própria do Corpo de Bombeiros).

Com instruções teóricas e práticas, os militares do Corpo de Bombeiros tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os equipamentos e como manuseá-los em caso de emergência. Para instruir os ‘salva-vidas’, a palestra contou com a presença do Diretor Comercial de uma empresa de São Paulo para repassar as instruções.

Desencarceradores e Almofada Pneumática são equipamentos utilizados para realizar o resgate de vítimas que ficam presas em ferragens. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o treinamento serviu para requalificar a tropa no que se refere as novas tecnologias e na atuação em ocorrências de grande vulto, no que se refere a tombamentos de cargas pesadas tendo em vista que as Almofadas Pneumáticas chegam a elevar até mais de 100 toneladas.

 

O Subcomandante do Corpo de Bombeiros de Parauapebas explicou dos benefícios e importância dos equipamentos na atuação dos militares nos atendimentos no município.
“Vem beneficiar em eficácia (realização do serviço) e eficiente (realização com padronização e redução de falhas), redução no tempo resposta no salvamento de pessoas e bens materiais. Esses equipamentos são mais ergonômicos para nós bombeiros, facilitando sua utilização por longos períodos e menor desgastes físicos, além de substituir (realizar) o trabalho de vários militares pelo seu princípio hidráulico”, destacou o Capitão Walison Ferreira.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu