Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Cada brasileiro gera 400 quilos de resíduos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quase 80 milhões de toneladas foi o total de resíduos gerados no Brasil em 2015. Cada brasileiro chegou a gerar 391 quilos de resíduos, um volume maior que países como o Japão e a Coreia, por exemplo. A informação foi divulgada pela Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais na nova edição do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, principal radiografia sobre a gestão de resíduos no país.

Pelos números, ainda há um grande desafio pela frente, mas você pode fazer a sua parte. Em Canaã dos Carajás, os resíduos podem ser entregues na sede da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis (Coolettar). A Cooperativa, que participa do programa Agir-Ação de Geração e Incremento de Renda, desenvolvido pela Vale e Fundação Vale, tem recebido capacitação e assistência técnica. Somente de janeiro a maio deste ano, mais de 100 toneladas de resíduos deixaram de ir para o lixo, para ter uma destinação sustentável, que preserva o meio ambiente.


Confira algumas dicas abaixo:

– Informe-se sobre locais na sua cidade, que reaproveitam resíduos;

– Comece a sua coleta seletiva: tenha uma lixeira exclusiva para os restos de alimentos e em outra separe os chamados resíduos secos, materiais que podem ser reaproveitados;

– Papel, papelão, sacolas plásticas, garrafas pet, embalagem longa vida de leite e suco, vidros e latinhas de refrigerantes. Todos esses materiais podem ser reciclados ou reutilizados;

– Separe também Isopor que protege móveis ou eletrodomésticos e mangueiras, balde, bacias e galões de água mineral. O ideal é que esses materiais estejam limpos, sem restos de alimentos/bebidas.

A Cooperativa fica na Av. Industrial, s/nº, quadra 02, lote 06 B. Caso você tenha um comércio ou queira organizar a coleta seletiva no seu bairro, ligue para a Coolettar (94) 99134-9646. Os bairros Centro, Novo Brasil e Amec já têm coleta.

Meio Ambiente

Em Canaã também funciona um Comitê, fruto de Programa de Educação Ambiental, uma condicionante para operações das minas do Sossego e do S11D, e um Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos formado pela Prefeitura, Vale, Ises, Agencia Canaã, empresários, secretarias municipais e comunidades. Por meio do grupo, a Cooperativa será beneficiada ainda com a coleta seletiva realizada em repartições públicas. Recentemente, a prefeitura municipal decretou a realização da separação de resíduos nesses órgãos.

Outra ação da prefeitura de Canaã é o início da construção de um aterro sanitário. Todas as ações integram o Plano Municipal de Saneamento Básico, elaborado com o apoio da Vale. O plano contempla, por exemplo, a implementação do sistema de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e trata ainda do acondicionamento, coleta e limpeza urbana dos resíduos domiciliares.

Publicidade

Veja
Também