Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Câmara concederá título ao servidor Deibson e comenda ao judoca Thiego em sessão solene

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O judô paralímpico do Pará se destaca no cenário internacional com as conquistas de Thiego Marques Silva (foto) e Larissa Oliveira Silva, na 4ª edição dos Jogos Parapan-Americanos de Jovens, que foi disputado em São Paulo e encerrado no sábado, dia 25. FOTO: ASCOM CBJ DATA: 28.03.2017 SÃO PAULO – SP

A Câmara Municipal de Parauapebas realizará sessão solene na próxima terça-feira (24), a partir das 8 horas, para conceder o título de “Cidadão Honorário” ao servidor público Deibson Rodrigues Santos e a comenda de mérito “Islander Sousa” ao judoca Thiego Marques da Silva.

As concessões dessas honrarias foram aprovadas em plenário na última terça-feira (17) por todos os vereadores, sendo a primeira durante sessão ordinária e a segunda em sessão extraordinária.


“Cidadão Honorário”

Foi por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 22/2019, de autoria do então vereador Rafael Ribeiro (MDB), que o título de “Cidadão Honorário” foi proposto ao senhor Deibson Rodrigues Santos, pelos relevantes serviços prestados no município de Parauapebas.

Rafael Ribeiro relata na justificativa da proposição que Deibson tem uma atuação importante na área social. Foi professor do Cecap, onde ensinava as crianças a confeccionar brinquedos de madeira; e conselheiro tutelar por dois mandatos. Profissional da saúde, ele trabalhou para que dependentes químicos tivessem acesso ao tratamento adequado e esteve por 10 anos na equipe da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), ajudando a ampliar a rede de proteção às vítimas de violência.

Atualmente, Deibson Rodrigues exerce a função de coordenador do Setor de Inteligência da Guarda Municipal, prestando serviços à segurança pública do município.

“Salvar vidas tem sido a missão de Deibson desde sua chegada a Parauapebas, 25 anos atrás”, argumentou Rafael Ribeiro no texto.

Comenda de mérito

Já a concessão da Comenda Municipal de Mérito “Islander Sousa” ao judoca Thiego Marques da Silva foi proposta pelo vereador Zacarias Marques (sem partido), por meio do Projeto de Decreto Legislativo nº 25/2019, pelos relevantes serviços prestados na área do esporte ao município de Parauapebas.

Zacarias Marques informa no texto da proposição que Thiego tem 20 anos e nasceu em Parauapebas. Por ser albino, foi diagnosticado com retinose pigmentar, uma patologia que o deixa com baixa visão, mas não impediu o jovem atleta de começar a praticar judô em 2010 na Secretaria de Esporte e depois na Associação Esportiva e Paradesportiva do Sul e Sudeste do Pará, onde está até hoje no Projeto Todos na Luta.

Atualmente, o esportista mora em São Paulo, onde treina e estuda devido aos compromissos com a Seleção Brasileira de Judô Paraolímpico. Já conquistou vários títulos, entre estes, vice-campeão do mundial de jovens nos Estados Unidos, em 2013; pentacampeão brasileiro; 5º lugar nos jogos mundiais da Coréia, em 2017; bronze nos jogos mundiais da Coréia por equipe, em 2017; prata na Copa Pan-americana e ouro no Pan-Americano de jovens, em 2017, e no Canadá, em 2018; bronze no Pan-Americano de Judô Brasil, em 2018; e bronze nos Jogos Parapan-Americanos de Lima, em 2019. A posição de Thiego no ranking em sua categoria, ligeiro 60 kg, é a 1ª nas Américas e a 14ª no mundial.

“Trazemos aqui o reconhecimento dos nossos valores. O quanto o esporte em Parauapebas é forte. As artes marciais, em todas as suas vertentes, e o esporte como um todo, o que ele é capaz de fazer. Thiego não é apenas um atleta de judô, ele é um filho de Parauapebas. Com a Comenda Islander Sousa, abrimos as portas para reconhecer o valor, o talento e a importância de todos os nossos atletas”, destacou Zacarias Marques durante a votação do projeto.

Entrega

Por se tratar de matéria legislativa, os projetos foram encaminhados para promulgação do presidente da Câmara, Luiz Castilho (Pros), passarão a vigorar na data que forem publicados e a entrega ocorrerá em sessão solene na próxima terça-feira (24), antes da sessão ordinária.

Publicidade

Veja
Também