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Câmara dos Deputados aprova criação da rodovia TransCarajás no Pará

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Deputados federais aprovaram nesta semana proposta de criação da rodovia TransCarajás, novo corredor de exportação entre o sul e o sudeste do Pará. A rodovia federal vai interligar os estados do Pará e Tocantins, os mais importantes corredores intermodais da região Norte. O projeto segue agora para análise da Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado Federal.

O traçado da rodovia propõe, dentro do território paraense, a ligação dos municípios de Parauapebas com Canaã dos Carajás. A rodovia proposta no projeto de lei vai integrar o norte do Tocantins com o sul do Pará por uma ligação transversal com a região da rodovia BR 158, até a ferrovia Carajás/Itaqui.


Com extensão aproximada de 286 km, a nova rodovia vai garantir conexão com os principais corredores de exportação paraense e tocantinense, além de assegurar boas condições de integração viária para essa parte do Centro-Norte do Brasil.

De autoria do deputado federal José Priante (MDB-PA), o PLC nº 67/2018 será relatado pelo senador Jader Barbalho. “Recebi com enorme satisfação a notícia da escolha de meu nome para relatar um projeto tão importante para o nosso estado, sobretudo, em razão dessa rodovia interligar uma região que fez parte do meu projeto de governo quando fui governador do Pará”, lembrou o senador.

Crescimento – A região por onde passará a rodovia é atualmente a que mais cresce no país e tem segurado a economia brasileira por meio do agronegócio. “Por essa razão, necessita de infraestrutura adequada”, ressaltou o senador Jader Barbalho, explicando que o potencial de navegação fluvial (hidrovias nos rios Araguaia e Tocantins), com as malhas ferroviária (ferrovia Norte-Sul) e rodoviárias, somadas agora a este novo corredor proposto pela TransCarajás, maximiza o escoamento dos produtos agropecuários das regiões Centro-Oeste e Norte do país, para os portos da região Norte que surgem como boas alternativas.

“O Pará tem localização privilegiada e existem estudos que mostram que há espaço para a estrutura portuária crescer mais. Vila do Conde é uma dessas alternativas. Vemos essas ligações intermodais – rodovias, hidrovias e ferrovias – como a grande saída para o desenvolvimento do Pará”, lembrou o senador.

“Essa rodovia reduzirá significativamente o tempo de viagem necessário para ligar os municípios de Canaã dos Carajás e Parauapebas à rodovia BR 153 e, consequentemente, às regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país”, disse Jader Barbalho no parecer que deu voto favorável à aprovação do projeto.

O senador lembra ainda que, ao interligar comunidades, a TransCarajás contribuirá para o desenvolvimento econômico, político, social e cultural da região. “A ligação facilitará ainda o escoamento da produção de alimentos, o desenvolvimento das indústrias mineradoras e do turismo na região. Portanto, não serão poucos os benefícios sociais, culturais e econômicos com a implantação dessa ligação”, destacou.

Projeto – O projeto de lei propõe a inclusão da TransCarajás na Relação Descritiva das Rodovias do Sistema Rodoviário Federal integrante do Anexo do Plano Nacional de Viação, aprovado pela Lei nº 5.917, de 10 de setembro de 1973.

No Senado, o projeto foi distribuído apenas à Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Não foram apresentadas emendas e, portanto, se aprovado na Comissão, vai para apreciação do plenário e, em seguida, para sanção presidencial.

Reportagem: Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar, com informações de Luiza Mello / DOL

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