Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Canaã dos Carajás pode contar com a aquisição de médicos cubanos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Preocupado com a saúde e o bem-estar da população canaense, o prefeito Jeová Andrade está envidando esforços junto ao Ministério da Saúde para que alguns dos cerca de seis mil médicos cubanos previstos para virem prestar serviços no Brasil sejam direcionados ao município de Canaã dos Carajás.

Hoje, Canaã dos Carajás tem à disposição da comunidade, 32 médicos de diferentes especialidades prestando serviços somente na área pública, mas para o gestor municipal, este número ainda é considerado deficiente, principalmente, em virtude da grande demanda do município que, diariamente recebe novos moradores das mais variadas regiões do país, em busca de oportunidades.


De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, Cuba tem uma proficiência muito grande de profissionais nas áreas de medicina, farmácia e em tecnologia. Por isso, o governo brasileiro vem mantendo diálogo com Cuba, no sentido de fazer a aquisição de seis mil médicos para minimizar o déficit desses profissionais de saúde que o Brasil tem, principalmente, em regiões mais carentes.

No encontro recente como o chanceler de Cuba, Brun Rodriguez, o ministro Antonio Patriota esclareceu que a medida sobre a aquisição dos médicos cubanos ainda está em negociação, não deu muitos detalhes a respeito, bem como prazos ou abertura abrangeria para outras nacionalidades, além da cubana.

Caso os dois países celebrem oficialmente o convênio, o prefeito Jeová Andrade faz questão de requisitar alguns desses profissionais de saúde para somar junto aos médicos lotados no município e ajudar a atender à população de Canaã dos Carajás.

Para tratar do assunto, o prefeito Jeová Andrade esteve em maio em Brasília, onde foi recebido em audiência pelo embaixador cubano Carlos Zamora Rodriguez e mostrou seu interesse em requisitar alguns dos médicos estrangeiros. Paralelo a isso, Jeová Andrade está se mobilizando na região para fazer a contratação de mais médicos com especialidades em diferentes áreas para atender a crescente demanda do município, e ainda, através da inclusão de novas vagas no quadro de efetivos da prefeitura, uma vez que ainda este ano, o prefeito realizará concurso público.

Publicidade

Veja
Também