Idosos do Centro de Convivência (Cecon), em Canaã dos Carajás, participaram ao longo dessa semana, de uma oficina de grafite conduzida por Thiago Tigo e promovida pela Casa da Cultura de Canaã, gerida pela Fundação Vale, por meio da lei de Incentivo à Cultura. O grupo, com idade entre 65 e 94 anos, pegou sprays e rolinhos de pintar e dando uma lição de disposição expressaram a arte urbana com desenhos e mais colorido às paredes do Centro.
O muro de fundo do local conta agora com o grafite dos idosos na forma do nome do Cecon, pássaros, asas, folhagens e ainda o desenho de autoria de um deles, o Sr. Vanderley, com a inspiração em Cachoeiro do Itapemirim, numa lembrança ao cantor, o rei Roberto Carlos.
Há 10 anos atuando com a arte da grafitagem, Thiago Tigo conta que foi a primeira vez que trabalhou com a turma da terceira idade. A experiência deixou uma lição de vida. “Eu nunca tinha dado oficina para os idosos e foi uma experiência incrível, me surpreendi com questão do desenvolvimento, a disposição deles me inspirou a querer me manter sempre ativo”, disse Thiago.
A coordenadora da Cecon, Ana Flora revela também que fazer a oficina primeiro foi um desafio. “Eles tinham uma visão de grafite como pichação de prédio público, mas na hora que viram a expressão da arte, se apaixonaram. Tivemos cerca de 30 participando.
Ainda segundo ela, além de diversão e conhecimento, a oficina contribuiu para a saúde física e mental dos idosos. “Foi muito interessante a oficina para o grupo, favorece aspectos como concentração, estimula o raciocínio, coordenação motora, é uma terapia para mente e combate a ociosidade.”, declarou Ana Flora.
O Cecon é um espaço de socialização para a terceira idade mantido pela prefeitura Municipal de Canaã, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social. O prédio foi construído numa parceria com a Vale.