Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Celpa alerta à segurança com a rede durante as festas juninas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

É importante ressaltar que as faixas e bandeirinhas devem ser colocadas com material totalmente isolante.

A empresa também ressalta que os postes não devem ser utilizados como material de suporte para esse adereço, nem os cabos elétricos para instalar as tradicionais bandeirinhas e balões ou fixar qualquer outro tipo de enfeite. Outros assessórios como corda e barbantes jamais devem ser amarrados aos fios elétricos, pois há riscos de descargas elétricas e podem provocar queimaduras graves e até a morte.


Para fazer serviços que envolvam a manobra da rede elétrica é necessário contratar profissionais qualificados. “Somente técnicos da distribuidora estão treinados para este tipo de trabalho, que exige o uso de equipamentos de segurança. Eles sim estão aptos a manusear a rede elétrica”. Orienta o executivo de Meio Ambiente e Segurança da Celpa, Alex Fernandes.

Em relação a montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som, deve-se levar em conta alguns itens. “A distância mínima de segurança dessas estruturas em relação à rede elétrica dever ser de 1,5m. Durante a montagem e a desmontagem das estruturas, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com extremo cuidado”, diz Alex.

Outro possível perigo à rede e aos brincantes são as fogueiras, que, em qualquer hipótese, devem manter distância da rede. Jamais devem ser colocadas sob a fiação elétrica. Os fogos de artifício também não devem ser lançados na direção de postes e condutores.

“São dicas simples e chegam até a serem óbvias, mas é sempre válido informar e esclarecer para que consigamos diminuir as ocorrências de acidentes com a rede nesta época do ano”, finaliza Alex Fernandes.

Em caso de acidente:

– O local deve ser isolado, para que não haja aproximação de pessoas;

– Não se deve retirar objetos ou pessoas que estejam em contato com fios até que um profissional qualificado assegure que a energia foi desligada para, assim, manter a segurança e a integridade física dos presentes;

– Jamais tocar em fios partidos;

– Acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e a Celpa, pelo número 0800.091.0196.

Publicidade

Veja
Também