Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Cepeja forma mais 220 jovens e adultos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Centro de Ensino Personalizado de Educação de Jovens e Adultos (Cepeja) realizou na noite da última sexta-feira (6) a formatura de 220 jovens e adultos, alunos da décima turma do Centro. A cerimônia de certificação ocorreu na Igreja Batista Missionária do Rio Verde e contou com a participação de centenas de pessoas, entre professores, amigos e familiares dos formandos.

O evento vem afirmar o compromisso da atual gestão com uma educação inclusiva e de qualidade. Além de oferecer oportunidade de ensino a todos os jovens e adultos que não tiveram acesso à educação na infância, a ação oferece oportunidade àqueles que também são portadores de necessidades especiais. Na ocasião, quatro alunos surdos foram diplomados, de um total de sete que concluíram o ensino fundamental na turma.


Paulo da Conceição Souza, 24 anos, ajudante de pedreiro, é um dos deficientes de audição concluintes do ensino fundamental. Segundo Jorgeanne Cunha de Almeida, professora de Língua Brasileira de Sinais (Libras), do Cepeja, ele chegou ao Centro com uma declaração de conclusão do 7° ano (6ª série), mas seu aprendizado não condizia com a série declarada. “Ele teve que ser alfabetizado em Libras e apresentou ótimo desenvolvimento”, afirma a professora.

Questionado do porquê de não ter aprendido Libras antes, Paulo, que veio de um dos estados vizinhos, relatou que não tinha professores qualificados nas escolas pelas quais passou. “Onde eu estudava antes tinha muitos surdos e ninguém sabia Libras, porque não tinha professor para ensinar”, contou, ao descrever também sua felicidade com o aprendizado. “Gostei muito de ter estudado aqui. É importante aprender Libras. Agora posso me comunicar melhor e ter muitos amigos”.

Para o diretor do Cepeja, Gilson Costa; a secretária de Educação, Juliana de Souza; o adjunto, Rui Amorim; e a madrinha da turma, Neivaldina Matos, a formatura reflete uma grande vitória, tanto para o município quanto para cada um dos alunos concluintes. “Vocês são vitoriosos. Encararam o desafio e venceram. Parabéns por terem agarrado essa oportunidade”, congratulou a secretária de Educação, que encerrou seu discurso deixando um recado aos alunos para seguirem firmes. “Não parem por aqui. Busquem o ensino médio e deem continuidade aos estudos”.

Reportagem e fotos: Messania Cardoso

 

Publicidade

Veja
Também