Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Com 412 casos de Covid-19, prefeito de Canaã solicita a antecipação do fim do Lockdown

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Jeová Andrade – Prefeito de Canaã

Relacionados vários fatos e alegando que a gestão, a população e os comerciantes estão empenhados em amenizar a Pandemia do novo Coronavírus, o prefeito Jeová Andrade, solicitou a não prorrogação ou, se possível à antecipação do fim do Lockdown em Canaã dos Carajás, para o dia 21 (vinte e um) de maio, quinta-feira.

O ato foi feito através de ofício enviado ao governador Helder Barbalho, hoje, 19, terça-feira, quando, no documento, o prefeito apresenta várias alegações, estando entre elas o fato de que os comerciantes instalaram Kits de higiene pessoal nas entradas de cada estabelecimento; que a população está seguindo a rigor as orientações de uso de máscaras de proteção e evitando aglomeração.


A gestão, de acordo com o narrado o ofício, adotou várias medidas desde o início da Pandemia do Covid-19; tendo instalado uma Unidade Emergencial, específica para internação de pacientes com a doença, inicialmente com 17 (dezessete) leitos, sendo atualmente ampliado para 50 (cinquenta) leitos. Ampliou os horários de atendimentos nas Unidades e colocou uma Unidade no Bairro Novo Horizonte, aberta 24 (vinte e quatro) horas, exclusiva para atender pacientes com suspeitas.

No Hospital Municipal, também de acordo com o contido no ofício, foi ampliado o número de profissionais e equipamentos e a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de todos os medicamentos básicos, conforme Protocolo do Ministério da Saúde: Cloroquina, Azitromicina, Ivermectina, Dipirona e etc., além da disposição de milhares de kits de teste rápido e procedimentos ao encaminhamento de exames para o Laboratório Central (LACEN-PA). Foram também implantadas três Cabines de Desinfecção Individual nos locais de maior movimentação, além de realizar a dedetização de todas as ruas, no perímetro urbano e nas Vilas pertencentes ao município, sendo que a meta é dedetizar duas vezes por semana.

As tomadas de decisões, coincidentes com as do governo do Estado, também foi citado no ofício, lembrando ter sido publicado o último Decreto no dia 12 (doze) de maio, onde decreta o fechamento do comércio não essencial, no período de 14 (quatorze) a 21 (vinte e um) de maio de 2020. “Lamentavelmente no Pará, tem crescido muito os casos de pessoas contaminadas pelo novo Coronavírus. Infelizmente, nosso município não tem sido diferente”, reconhece Jeová Andrade, no ofício, lamentando que, “o que nos prejudica nesse momento, são os dados oficiais do IBGE, que estima uma população de 37.000 (trinta e sete mil) habitantes. Estimativa muito aquém dá realidade, pois no Cartório Eleitoral já contabiliza mais de 40 mil eleitores regularizados”. Conta que, na opinião do gestor, não fecha, pois, se tem mais de 40 mil eleitores, seguramente, há no Município mais de 70 mil habitantes, o que prova que o índice de pessoas contaminadas, não está tão alto, conforme aparece nas estatísticas.

Mesmo assim, o município acatou o Decreto publicado pelo Governo do Estado, onde Canaã dos Carajás entra em Lockdown do dia 19 a 24 de maio. Agora, o chefe do executivo municipal espera a resposta do governador Helder Barbalho, quanto a não prorrogação ou, se possível à antecipação do fim do Lockdown na “Terra Prometida”, para o dia 21 (vinte e um) de maio, quinta-feira.

Casos continuam subindo

Canaã dos Carajás confirma mais dez casos positivos de infecção pelo novo coronavírus nesta terça-feira (19). São três homens e sete mulheres, todos em isolamento domiciliar. Com isso, o número total de casos confirmados em Canaã chega a 412, com 120 recuperados e 21 internados.

Infelizmente, nesta terça, foi registrado mais um óbito, de um homem, de 55 anos, que estava internado, era cardiopata, diabético e hipertenso. Com isso, o número de óbitos no município chega a seis.

O Disk Coronavírus e a Unidade de Referência do Novo Horizonte realizaram 291 atendimentos nas últimas 24 horas, com 89 recomendações de isolamento.

Ao todo, a prefeitura de Canaã dos Carajás está monitorando 1.400 pessoas, entre pacientes que testaram positivo e estão em isolamento domiciliar, e pessoas com sintomas gripais, que aguardam para a testagem se for o caso.

Publicidade

Veja
Também