Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça detalhes do primeiro ônibus 100% elétrico que circulará em Parauapebas

Durante este final de semana, chegou em Parauapebas, sudeste paraense, um ônibus da empresa Vix que é “carregado” de tecnologia. Funcionando 100% de forma elétrica, sem o uso de combustíveis, o veículo inovador irá transportar funcionários da mineradora Vale.

Quer saber mais sobre a tecnologia usada n ônibus? Vem com a gente!

O PROJETO
Inovação, tecnologia e sustentabilidade. Norteada por estes três pilares, o primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do Brasil tem como destino as ruas e estradas do Estado do Espírito Santo, atendendo também clientes da VIX Logística no serviço de fretamento, para transporte de funcionários, como da Vale, em Parauapebas-PA.

A iniciativa tem duração de 18 meses e conta com investimento total de R$ 6,6 milhões, contemplada na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, via fundo de Pesquisa e Desenvolvimento. O projeto-piloto é composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidade e do modelo de negócio.

Com chassi produzido pela empresa BYD, o ônibus elétrico rodoviário utiliza carroceria Viaggio, na versão 1050, fabricada pela Marcopolo. Com autonomia para rodar de 250 a 350 km entre as recargas da bateria, o BYD D9F é o primeiro veículo do tipo no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. Com potência de 402 CV e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro, possui carregamento fácil em até quatro horas. O veículo tem 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros.

Trata-se de um projeto pioneiro que possibilitará conhecer e avaliar a viabilidade técnico-econômica da eletrificação do sistema de transporte. Este projeto, que contará com teste em ambiente real no transporte de passageiros, em linhas selecionadas, com o objetivo de evoluir para obtenção de custos competitivos em tecnologias alternativas ao diesel.

Durante o período serão realizados testes monitorados em diversas condições operacionais atualmente executadas pela VIX que gerarão dados para análise, através de uma série de dispositivos de telemetria.

 

SUSTENTABILIDADE
Dentre as principais vantagens do ônibus elétrico estão a eliminação de emissão de gases resultantes da queima de combustíveis sólidos. Além disso, por ser silencioso, o veículo também leva vantagem oferecendo maior conforto aos passageiros. Outro destaque é o custo operacional do ônibus elétrico, menor em comparação com um ônibus a diesel convencional.

Segundo a BYD, o ônibus elétrico apresenta uma média de redução de 50% em comparação com veículos similares, a combustão. Além disso, o custo operacional também é entre 60% e 70% menor que um ônibus a diesel convencional, assim como apresenta maior disponibilidade, já que o número reduzido de peças (de 2.000 para 300), reduz em até 60% a necessidade de manutenção.

Como não emitem gases nocivos à saúde ou ao meio ambiente na produção de sua fonte de energia e em sua operação diária, o ônibus elétrico possui um ciclo de vida sustentável, com alto potencial para contribuir para a redução das emissões locais e atmosféricas.

Curiosidades:
O veículo conta com o sistema de acessibilidade DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), mais conhecido como elevador de acessibilidade. Uma outra curiosidade é o número escolhido para o veículo: EV 50. Trata-se de uma referência à VIX, que comemora 50 anos em 2021, acompanhando o EV, de “Eletric Vehicle”, o primeiro do Grupo Águia Branca.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário