Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Criação de Feira do Artesanato é sugerida por vereadora Kelen Adriana

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com o intuito de fomentar e fortalecer a produção artesanal em Parauapebas, a vereadora Kelen Adriana (PTB) sugeriu, por meio da Indicação nº 224/2017, a criação de uma feira de artesanato que funcione semanalmente, aos domingos, no período matutino, na Praça dos Metais, localizada no Bairro Cidade Nova.

Na proposição, Kelen ressalta a importância da profissão de artesão para a cultura e fortalecimento da economia do município. A parlamentar defendeu ainda a implantação da feira para facilitar o acesso da população aos artesanatos, bem como fomentar a produção local e o desenvolvimento dos artesãos, acreditando que esta é uma maneira de o município contribuir com ações voltadas à geração de oportunidades de trabalho e renda, aproveitando as vocações regionais, preservando culturas locais e promovendo a capacitação destes profissionais e a comercialização dos produtos artesanais da região.


“Nossa cidade vivencia todos os dias, em vários pontos ao longo das principais ruas, trabalhos expostos, ainda de forma tímida, por estes profissionais. Quem nunca se encantou por um móvel ou uma peça de ornamentação feita artesanalmente? Portanto, a presente indicação tem como objetivos, além de dignificar a classe destes profissionais, que já é reconhecida por lei, providenciar um local adequado para que eles exponham e comercializem seus trabalhos; também será o principal ponto de referência para a população que deseja ter acesso direto aos produtos”, justificou.

Para que a feira seja realizada de forma organizada e segura, a vereadora propõe que a Secretaria Municipal de Urbanismo demarque a área onde a feira funcionará.

“Além de oferecer condições necessárias para que cada profissional exponha seus produtos adequadamente, não podemos esquecer da segurança do local, como também de disponibilizar banheiros químicos à população”, enfatizou Kelen Adriana.

Importante para economia

Na justificativa da indicação, Kelen aponta, de acordo com dados da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, que existem cerca de 8,5 milhões de artesãos no Brasil, que juntos movimentam mais de R$ 50 bilhões por ano no país.

Para a legislação brasileira, artesão é aquele que, de forma individual ou coletiva, faz uso de uma ou mais técnicas no exercício de um ofício predominantemente manual, consistente na transformação de matéria prima em produto acabado que expresse identidades culturais brasileiras.

Aprovação

A solicitação de Kelen Adriana foi aprovada na sessão da Câmara Municipal da última terça-feira (22) e será encaminhada para o prefeito Darci Lermen, com cópia para o secretário municipal de Urbanismo, Edmar Cruz Lima.

Reportagem: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva

Publicidade

Veja
Também