Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Curso de inclusão digital chega à comunidades da zona rural de Parauapebas e Curionópolis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O universo da informática e da internet está sendo desbravado por jovens e adultos das comunidades Nova Esperança e APA do Gelado, em Parauapebas, e também de Serra Pelada, em Curionópolis, que participam de curso de inclusão digital. A iniciativa, fruto da parceira entre Vale e as associações de moradores e produtores, tem um diferencial: a capacitação é realizada nas comunidades, na zona rural dos municípios.

As aulas são realizadas em escolas ou nas sedes das associações, facilitando o acesso dos participantes como a Adriana Aparecida Dias da Silva, moradora de Nova Esperança. Ela e mais 14 jovens da comunidade participaram do curso de inclusão digital. “Eu conheço o básico de informática e quando fiquei sabendo dessa novidade, fiquei muito feliz porque não sou só eu, mas tem vários jovens aqui na região que precisam e maioria deles não tem condições de pagar. Por isso esse curso caiu como uma luva pra gente e, se aparecer uma oportunidade lá na frente, a gente tem pelo menos a noção do que é o manuseio de um computador”, comenta.


De acordo com Edivaldo Braga, gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale em Parauapebas, este e outros projetos apoiados pela empresa são indicados pela própria comunidade, por meio das associações. “Nós dialogamos com as comunidades e, dentro um plano de relacionamento que é realizado durante todo o ano, nós atuamos para a construção conjunta desses projetos”, explica.

O curso teve duração de 63h e contemplou o manuseio do sistema operacional (Windows 8) e o pacote Office (Word, Excel e Power Point), além das ferramentas de pesquisa de internet.

As turmas de Serra Pelada e Nova Esperança já concluíram o curso. Já os alunos de APA do Gelado ingressaram em sala de aula neste mês de novembro.

Publicidade

Veja
Também