Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Dia Internacional do Voluntariado será comemorado em Paragominas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Este ano, a data comemora 30 anos de criação e o entendimento da ONU é que o voluntariado é fundamental para se alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente as reduções da pobreza, da desigualdade social e das mudanças climáticas. Em Paragominas, a Prefeitura vai realizar no próximo dia 5, a ação “Abraço no Lago”, que deverá contar com aproximadamente 2 mil pessoas, que vai envolver cerca 20 entidades do município.

A concentração para o evento iniciará às 16h, no Lago Verde. A partir das 16h30, a população poderá assistir e participar da reposição de dez mil peixes (alevinos), que serão jogados no lago, que recentemente sofreu com alguns incidentes. Às 17h, os participantes vão formar um grande círculo ao redor do Lago Verde para cantar o hino de Paragominas. Logo após, haverá o show pirotécnico com fogos de artifício.


Em Paragominas, o trabalho voluntário é muito forte, desde sua criação, há 50 anos, quando a primeira escola foi constituída por professores voluntários que se uniram para formar os novos “cidadãos”. A atividade, além de beneficiar a sociedade em geral, também contribui com cada indivíduo por meio da solidariedade e reciprocidade entre os cidadãos. Para o secretário de Assistência Social, Raphael Vale, o trabalho voluntário tem muito a somar com a população e com o desenvolvimento do município. “É um trabalho em que todos ganham, tanto aqueles que se dedicam a fazer algo sem esperar nada em troca, mas principalmente quem recebe a ajuda e a gratidão dessas pessoas”, comenta.

Segundo o Prefeito Paulo Tocantins, será anunciada a criação do grupo voluntário “Amigos do Lago”, que tem como objetivo cuidar, preservar e garantir a manutenção do local junto aos órgãos públicos. A ideia da criação foi inspirada na “Associação dos Amigos da Praça Batista Campos”, em Belém, que visa conscientizar os visitantes a manterem o local sempre limpo e em boas condições, contribuindo, dessa forma, com o trabalho do governo.

Tramita na Assembleia Legislativa do Pará para que Paragominas seja reconhecida como a “Capital do Voluntariado”. Este ano, o município desenvolveu diversas ações de voluntariado, como o Dia Nacional de Ação Voluntária, realizada na Escola Fundação Bradesco em maio; o Dia de Cooperar, chamado de Dia C, que beneficiou 3 mil famílias em julho de 2015; os Agente Voluntários de Proteção da Infância e Juventude (ação promovida pela Vara da infância e juventude da comarca de Paragominas); o projeto Gentileza Gera Gentileza promovido pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFPA/Paragominas); o Agente Voluntário de Turismo, que atendeu 600 pessoas no mês de agosto; o Projeto Fonte Limpa, que reuniu mais de 200 voluntários na ação de limpeza do Rio Uraim, realizado em outubro. Em torno de 10 mil horas voluntárias foram realizadas e registradas em 2015 em Paragominas, por 2.500 voluntários nas ações que foram quantificadas.

Publicidade

Veja
Também