Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Domingo foi comemorado o Dia do Dentista

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Todas as profissões possuem suas particularidades, importância e deveres. Cada uma delas possui uma data especial em comemoração ao dia do profissional, e com os do ramo da odontologia, não é diferente.

Em Parauapebas na rede municipal de saúde em existem 41 dentistas que atendem nas Unidades Básicas de Saúde, tanto na zona urbana, quanto na rural. Antes da pandemia do novo Coronavírus, cada profissional atendia por mês 400 pacientes, Jessica Guimaraens há um mês começou a usar aparelho dentário.
“Coloquei aparelho para deixar meus dentes alinhados, morro de medo de dentista, mas a saúde da boca é importante, mesmo usando estas máscaras que escondem nossos sorrisos”, explica a auxiliar de serviços.


Jessica Guimaraens na visita mensal para reparo no aparelho

O dentista, além de cuidar da saúde bucal da população, são capazes de cuidar tanto da estética, quanto da qualidade da vida bucal das pessoas. Estes profissionais são admirados pelo desenvolvimento de suas atividades, que vão desde a orientação e prevenção de patologias, até aos tratamentos em casos mais graves.

A cirurgiã dentista Rosana Rocha, desde a sua adolescência se apaixonou pela profissão, e quando fez o vestibular, optou pela odontologia, e ela fala que um dos maiores problemas dentro do consultório é o fato do paciente ter medo de dentista.
“Trabalhar como cirurgiã dentista, para mim é a realização de um sonho de quando eu tinha 13 anos, mas no dia a dia encontramos pacientes que têm um medo tão grande do dentista, que só procuram o profissional no último caso, e aí temos que conquistar o paciente para tentar perder o medo ou diminuir essa fobia, para começar o tratamento e prosseguir, pois, muitas vezes em uma só consulta não se resolve o problema na totalidade”, explica a profissional.

Rosana Rocha, desde os 13 anos sonhava em se formar em cirurgiã dentista

Mas todos os profissionais sempre necessitam da ajuda, e Maria Rodrigues, que é técnica de saúde bucal trabalha com a doutora Rosana Rocha, e ela deixa um recado para todos os dentistas de Parauapebas e do Brasil.
“Por vocês dentistas as pessoas podem rir, mostrar sem medo o sentimento mais lindo, que é a alegria em um sorriso, perfeito e branco, Feliz dia dos dentistas”, expressa, com orgulho também da sua profissão.

Maria Rodrigues é Técnica de Saúde Bucal e trabalha na UBS Tropical há mais de 6 anos

VOCÊ SABIA?

No Brasil, comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro, e foi nesta data, em 1884, que um decreto imperial criou as primeiras Faculdades de Odontologia no país.

Que os dentes são a parte mais dura do corpo humano?
São duros, brancos e cheios de cálcio, mas não são considerados ossos.

E segundo historiadores, a escova mais antiga que se tem notícia é de 3 mil anos antes de Cristo, foi encontrada em uma tumba no Egito.

Reportagem: Adersen Arantes | Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também