Publicidade

Eliene Soares sugere ao município que implante sinalização turística nas vias públicas

Cidade de Parauapebas, no Pará — Foto: Reprodução/TV Liberal

Visando o potencial turístico de Parauapebas, a vereadora Eliene Soares (MDB) sugeriu ao governo municipal que instale sinalização turística trilíngue nas vias urbanas do município. A intenção é garantir a fluidez e a segurança do tráfego, melhorando a recepção, a orientação e a mobilidade de passageiros e turistas na cidade.
Parauapebas tem experimentado momentos empolgantes na construção de seu portfólio turístico, vendendo ativamente sua imagem de município com potencialidade natural ímpar. As ações implementadas pelo Departamento de Turismo (Detur), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), buscam elevar a marca de Parauapebas, fazendo com que o nome do município circule em eventos turísticos nacionais de grandes expressões.

Em consonância com o Plano Plurianual (PPA) local para o período até 2021, o governo municipal busca promover o desenvolvimento do turismo como uma das mais promissoras formas de diversificação de atividade econômica, fomentando suas potencialidades ecológicas e gerando oportunidade para geração de emprego, renda, desenvolvimento e diversificação da base econômica, hoje altamente dependente da atuação da mineradora multinacional Vale e sua exploração de minério de ferro.

Eliene Soares explicou que o turismo vai proporcionar ao município sustentabilidade quando a mineração por aqui findar seu ciclo, e o turismo se mostra uma atividade apropriada para contribuir com o progresso socioeconômico. Por isso, o poder público precisa organizar a casa e adensar as cadeias produtivas em torno da conformação dessa vocação.


“Para receber quem vem de fora, a cidade precisar ter o mínimo de infraestrutura turística. O primeiro passo é dar a quem chega condições de se situar e de conhecer, por meio de sinais, o que se tem de melhor por aqui”, afirmou a legisladora.

A sinalização turística é importante neste sentido, tendo em vista que os sinais de orientação (indicativos de sentido) consolidam as rotas de viagens em direção aos pontos de interesse dos visitantes e os sinais de identificação remetem aos atrativos turísticos.

Vale ressaltar que Parauapebas é um município com mais de 200 mil habitantes, ou seja, nem tão grande a ponto de alguém se perder sem ter meios para se localizar, nem tão pequeno para que tudo esteja ao simples alcance.

Os maiores atrativos conhecidos localizam-se em sua extensa área rural, que tem quase sete mil quilômetros quadrados e é quatro vezes e meia maior que a cidade de São Paulo. São cachoeiras, balneários de águas termais, trilhas na floresta, pontos de avistamento de fauna, santuários de valor arqueológico, zonas de mineração, dentre outros.

Por fim, a vereadora Eliene definiu como necessária a implantação de sinalização turística, em conformidade com o Código de Trânsito Brasileiro, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Guia Brasileiro de Sinalização Turística, do Ministério do Turismo (Mtur), para garantir a mobilidade das pessoas que visitam o município.

Para solicitar oficialmente a sinalização trilíngue, em português, inglês e espanhol, para contemplar visitantes internacionais, a vereadora oficializou o pedido na Indicação nº 231/2019. Na sessão ordinária desta terça-feira (6), ao explicar o pedido de cunho vanguardista, os parlamentares aprovaram a proposição, que será enviada à administração municipal.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

All articles loaded
No more articles to load
Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu