Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Escolas e instituições públicas contam com transporte gratuito para o BioParque Vale Amazônia

Com o objetivo de apoiar ações de educação ambiental, e ao mesmo tempo, ampliar a possibilidade de se vivenciar a experiência de contato com a natureza, o BioParque Vale Amazônia passou a oferecer, de forma inédita, serviço de transporte gratuito para escolas e instituições públicas. O agendamento para a visita deve ser feito por email. Em 2023, o espaço recebeu mais de 185 mil visitantes.

O serviço, incialmente, estará dedicado a estudantes de escolas municipais e estaduais e membros de organizações públicas, como Centro de Referência de Assistência Social (Cras e Creas), abrigos e organizações não-governamentais. A oferta do transporte poderá abranger os municípios de Parauapebas, Curionópolis, Eldorado dos Carajás e Canaã dos Carajás. Para agendar, é necessário verificar data, horário e orientações por meio do email: visitas.bioparque@vale.com.

Diretora da escola municipal do município de Eldorado do Carajás, Márcia Almeida conta que a experiência inédita de visitar o BioParque ampliou o aprendizado dos alunos e sua cultura sobre a região. “É a primeira vez que os nossos alunos visitam o BioParque. Viemos com a turma do 4º ano como parte do projeto Pequena Enciclopédia de Animais, uma aula presencial para eles conhecerem algumas espécies que tem aqui e que já falamos em sala de aula. É muito importante trazer as crianças, pois muitas são de famílias carentes. Então, a escola oferece conhecimento e, também, cultura com essa visita. Um momento que eles não vão esquecer”, disse Marcia.

Mauro Castro, coordenador do BioParque, explica que a oferta do serviço de transporte, pretende ampliar a conscientização. “No Bioparque, é possível aprofundar o conhecimento e a consciência sobre a importância de conservação da diversidade da fauna e flora da região. Além disso, esse contato com a natureza pode ajudar a melhorar indicadores de saúde, desenvolvimento pedagógico e bem-estar. Esperamos que possamos apoiar escolas e instituições, que tenham esse mesmo objetivo: promover essa conscientização tão importante por meio dessa experiência acessível e enriquecedora”, destaca Mauro.

O BioParque foi implantado e é mantido pela mineradora Vale. Fica situado na Floresta Nacional de Carajás (Flona), unidade de conservação ambiental, em Parauapebas e abre de forma gratuita para visitas de segunda a domingo, das 10h às 16h. Pessoas interessadas em visitar o BioParque podem acessar o espaço por meio de carro próprio ou por meio de linha de van Parauapebas/Carajás. É necessária a liberação de acesso na portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental gestor da unidade de conservação, para acessar a Flona.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
1
+1
1
+1
0
+1
3
+1
0
+1
2
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário