Publicidade

Espaços para a prática de caminhadas estão sendo ampliados em Parauapebas

Foto: Reprodução | Internet

“Caminhar é um processo tão natural da vida que, muitas vezes, passa despercebido a sua real importância para a nossa saúde. Além da locomoção, andar fortifica o corpo como um todo, ajusta e regula o organismo e deixa a mente em constante equilíbrio”, explicou Gildeane Araújo, personal trainer, dando como rumo para frente a direção que se anda na vida.

De acordo com Gildeanne Araújo, a caminhada é uma excelente forma para iniciar a prática do exercício físico, facilitando a adaptação fisiológica até que possa acontecer aumento da intensidade dos exercícios, progredindo para as tão desejadas corridas. “Caminhar, por exemplo, é dos mais eficazes métodos para deixar o corpo forte, o organismo regulado e a mente em paz. Basta disposição e um acompanhamento profissional prévio para algumas indicações básicas e essenciais”, garante ela, afirmando que o lugar fica ao seu critério desde que seu corpo esteja em movimento, porém, a única exigência é que movimentar-se é essencial para a manutenção dos nossos músculos, reduz o inchaço nas pernas e nos tornozelos e também pode combater o estresse e a ansiedade presentes no dia a dia.


Gildeane Araújo – Personal trainer

 

Estudos já comprovam que caminhar durante 40 minutos diminui a pressão arterial durante 24 horas após o exercício e ainda há mais alguns benefícios da prática, sendo assim, a caminhada diária, de forma orientada, traz benefícios, como, por exemplo, melhoria de funções respiratórias e cardiovasculares, redução da pressão arterial em repouso, controle da gordura, da glicemia e do peso corporal, além de promover o bem-estar psicológico e social.

Mas é preciso que se tenha alguns cuidados durante a caminhada. Anote aí:

Hidrate-se – Beba água antes, durante e depois da prática do exercício. Manter o corpo hidratado faz parte dos cuidados essenciais para o seu bem-estar.

Vestimenta – Opte por roupas confortáveis e leves. Escolha um tênis que seja indicado para caminhada, que não seja tão alto, por exemplo.

Horário – Evite os horários mais quentes, com forte exposição solar, como das 11h às 16h. Caminhar na parte da manhã pode trazer mais disposição para o seu dia.

Alongue-se – Alongar o corpo antes e depois da prática do exercício previne as câimbras, e ajudam a ativar a circulação.

Alimentação – Dê preferência às frutas, tome um suco ou, até mesmo, barrinhas de cereais para começar. Em caso de dúvidas consulte um nutricionista e tire as dúvidas a respeito de cada tipo físico.

Não se acomode – Quando perceber que seu corpo já se acostumou a uma determinada velocidade, tente aumentar, progredir um pouco no exercício, intensificar o passo ou arriscar-se em uma ladeira.

A modalidade é bastante praticada em Parauapebas

Não é difícil ver pessoas praticando esta modalidade aeróbica em Parauapebas, graças ao número considerável de vias para pedestres, além da boa arborização existente em muitas delas. Às margens das Ruas E, F, dos Ipês, Faruk Salmen e várias outras se nota a regularidade neste tipo de via onde as pessoas, pela manhã, tarde e noite comparecem para fazer sua regular caminhada.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Wanterlor Bandeira, muitas vias foram feitas sem receber esse tipo de espaço, mas, dentro da programação de execuções de obras, várias delas estão sendo contempladas com pistas para pedestres. Além disto, as novas vias que estão sendo planejadas e executadas com espaços exclusivos para caminhadas e trânsito de pedestres.

 

Umas das vias que está em execução dotada dos citados serviços é a extensão da Avenida E, entre o viaduto e a saída para Curionópolis, ali a estrutura será toda adequada com espaço e segurança. “Isso não representa apenas segurança para quem transita pelas vias, mas, também saúde; pois, sabemos que muitas pessoas as usam para fazer caminhadas e, circunstancialmente, melhoram a saúde ou previnem vários males”, explica Wanterlor Bandeira.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Fechar Menu