Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Exercício físico sem supervisão adequada ocasiona riscos à saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Muitas pessoas estão deixando o sedentarismo de lado e cada vez mais priorizando uma melhor qualidade de vida. Começar a praticar uma caminhada, corrida ou musculação pode fazer bem para o corpo e mente. Aliado as atividades, uma alimentação saudável é recomendada a todos que desejam levar uma vida equilibrada.

Para você que pretende iniciar uma atividade física é imprescindível procurar um profissional da saúde, em especial um clinico geral, com exames mais precisos é possível saber como realmente está a sua saúde. A partir daí você que pretende iniciar na academia, em especial na musculação, pode procurar o profissional da área, um professor de educação física onde ele irá organizar um plano de acordo com o seu perfil.


Nossa reportagem conversou com o empresário e educador físico Fábio Silva, que relatou que qualquer pessoa pode fazer atividade física, exceto quem tenha restrição. “De criança a idoso não tem contraindicação, mas certas atividades precisam de prescrição, por isso é importante que o professor converse com o aluno antes e entenda suas necessidades antes de definir as séries de exercícios”.

Os riscos de praticar atividades físicas sem as orientações de um profissional são: “Dores de cabeça, cansaço excessivo, insônia e estresse e sem contar com lesões musculares e também pode causar também risco cardiovascular”, ressalta o educador físico.

Há 3 meses, Dayane Reis está frequentando a academia e só faz os exercícios na companhia de Personal Trainer. “Nesse pouco tempo já estou sentido diferenças no meu corpo. Aliado aos exercícios, procuro manter uma boa alimentação. Claro que tudo isso orientado pelos profissionais”, conta a aluna.

Ana Cristina, decidiu dar um adeus ao sedentarismo após passar por uma consulta médica e ser liberada para praticar a musculação. Ela não pensou duas vezes e correu para fazer a matrícula em uma academia. “Estou malhando há 1 mês. A idade vai chegando e a gente precisa cuidar da saúde. A professora sempre está aqui do meu lado. Como estou no início e não conheço muito os aparelhos, tenho medo de fazer os exercícios errados e acabar machucando alguma musculatura”, explica.

O primeiro passo para uma mudança no hábito de vida só depende de você. Com a prática de uma atividade física a saúde do corpo agradece. Antes disso, não esqueça de procurar orientações de profissionais da área, e aí, é só dar adeus ao sedentarismo.

Publicidade

Veja
Também