Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Exposição do fotógrafo Anderson Souza está sendo um sucesso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Está sendo um sucesso no Partage Shopping Parauapebas a “Exposição Povo Xikrin do Cateté”, que foi aberta na última sexta-feira (17) e é de autoria do fotógrafo Anderson Souza.

A exposição conta com fotografias que retratam os detalhes da vida dos índios da tribo Xikrin. A mostra substituirá a exposição “Rabiscos”, de Sansão Silva, no Espaço Cultural Partage Artes, localizado ao lado da loja Marisa.


O fotógrafo vem do segmento fotodocumentarismo, que conta histórias apenas com fotos, geralmente envolvendo movimentos sociais, culturas e pessoas.

Anderson Souza decidiu homenagear os Xikrins por serem os primeiros habitantes da região de Carajás. “A exposição faz um relato fiel do cotidiano indígena, mostrando seu entretenimento, pintura corporal, danças, caça e alimentação. Tudo isso está dentro de um documento que será aberto ao público”, destaca.

O fotógrafo é acadêmico em Letras e, paralelo a isso, trabalhou com produção visual e apaixonou por fotografia em 2007. Desde então, fez da arte sua atual profissão.

“Exposição Povo Xikrin do Cateté” ficará aberta de segunda a domingo, até o dia 15 de março, no Espaço Cultural Partage Artes, das 10h às 22h.

Agradecimentos

Em seu perfil no Facebook, o fotógrafo Anderson Souza agradeceu aos parceiros e amigos pela grande movimentação durante a abertura da exposição, confira abaixo:

“Um breve resumo do primeiro dia da exposição fotográfica “Povo Xikrin do Cateté” que traz um pouco do cotidiano dos índios Xikrins que vivem na Floresta Nacional de Carajás. Na oportunidade gostaria de agradecer principalmente aos amigos que estiveram no evento prestigiando o nosso trabalho. Amigos esses que viram pra você e falam “Quando é tua exposição mesmo? dia tal! irei lá e irei tocar pra ti, não precisa me pagar nada quero ir lá prestigiar e fazer um som apenas” (Jairo Ueno músico). Outros que se abalam de outras cidade só para ir ver a exposição (Charlles Sousa e Eli Moura), outros que moram em outra cidade e ouviram minha entrevista na radio pela manhã e aguardou até o inicio da noite somente para ver a exposição (Welliton Rodrigues). Agradecer aos Indios Xikrin do Cataté na pessoa do Cacique Roiri Xikrin que esteve ontem na exposição juntamente com sua família e lá puderam conversar com os visitantes e expuseram um pouco de sua cultura através de pinturas corporais. Agradecer a imprensa de Parauapebas (Fabricio FapBariloche SilvaCléo LopesManuel JuniorGilberlan Atrox, Samara da Rede TV, Genesio da Silva Filho, Raiane (Sbt), Resques (Record), Flavio SacramentoMaria Oliveira. Agradecer a presença do Secretário de Cultura do Municipio (Popó Costa) Alderi GonçalvesDeo MartinsStéfani Ribeiro (Partage Shopping), aos parceiros e irmãos Anderson GeorgeLiliane DinizSergio RamosWagner Costa PereiraWagner SantosIvan OliveiraPablo Oliveira e meu irmão Felipe Borges e minha esposa Joelita Pereira Jatobá Souza”.

Publicidade

Veja
Também