Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

FETRAF pode interditar novamente a PA-275 nesta sexta-feira (15)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quem falou com a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar foi a coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Pará (FETRAF), Vivian, dando por motivo da interdição, realizada hoje (14) na PA-275, entre Parauapebas e Curionópolis, o processo de negociação que já se arrasta por quatro anos. “São duas áreas da Vale e negociação com a Prefeitura de Parauapebas e INCRA, que até agora não apresentou nenhum resultado para o povo, enquanto os trabalhadores estão sofrendo”, conta Vivian, mensurando que são mais de mil trabalhadores que trabalham em pequenas áreas de terra e abastecem o município com alimentos naturais.

Ainda de acordo com a líder da FETRAF, o governo municipal e a Vale já reuniram várias vezes com aquela comunidade, porém, sem nenhum resultado efetivo. Outro envolvido é o INCRA, a quem a reclamante atribui o silêncio quando o assunto é trazer a resposta para o impasse que tem gerado, também segundo ela, conflito até mesmo entre os trabalhadores.


O caso em questão resultou na interdição da Rodovia PA-275, nas proximidades de um viaduto do cruzamento do Ramal Ferroviário, na manhã de hoje, quinta-feira (14), enquanto esperava uma comissão do INCRA, vinda de Marabá, para buscar alternativas e resolver o impasse.

 

De acordo com Vivian, o atrito se deu quando um empresário que diz ser dono da terra na área em que os representados pela FETRAF trabalham, acionou a polícia se dizendo prejudicado. O comando da polícia pediu aos manifestantes que desocupassem a via, sob a alegação de que a cidade estava desguarnecida, já que com o atendimento da ocorrência, foi necessário enviar várias viaturas para o local; pedido que causou revolta nos envolvidos que repudiaram a ação policial, alegando abuso de autoridade e agressão contra um trabalhador.

Depois que a via foi desbloqueada e o tráfego de veículos voltou ao normal na PA-275, a equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar recebeu a informação de que caso o movimento não tenha sua pauta atendida pelos representantes da Vale e INCRA, a via poderá voltar a ser interditada na manhã desta sexta-feira (15).

Reportagem: Francesco Costa | Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também