Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Geólogo que descobriu Carajás ministra palestra neste sábado (27) em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) convidou o geólogo Breno Augusto dos Santos para ministrar a palestra: “A descoberta das reservas de minério de ferro de Carajás e seus aspectos influenciadores do desenvolvimento do município de Parauapebas”. O encontro ocorre neste sábado, 27, às 8h00, no auditório da Semed.

O geólogo ficou conhecido mundialmente após descobrir a primeira jazida de minério de ferro de Carajás, em 1967. Na ocasião, o público alvo será professores de história, geografia e ciências da rede municipal de ensino. A palestra faz parte das atividades do Projeto Circuito Mineração.


História

Em 31 de julho de 1967, o geólogo Breno Augusto dos Santos desceu de helicóptero em uma serra da região e, enquanto a aeronave era abastecida pelo piloto, começou a quebrar os primeiros blocos com seu martelo: ‘O pó marrom-avermelhado indicava que a crosta da clareira correspondia a uma ‘canga’ de minério de ferro [canga é uma área rica em minério na superfície]’, escreveu Santos, ao relatar suas memórias sobre os primórdios de Carajás. A descoberta, inesperada, mudaria a história da Vale e do Brasil e colocaria, no mapa da mineração mundial, a Serra dos Carajás, em Parauapebas, nome cuja origem remete a antigos mapas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Evento: Palestra com o geólogo Breno Augusto dos Santos
Local: Auditório da Semed – Prefeitura de Parauapebas.
Data: Sábado, 27.
Horário: 8h00.

Publicidade

Veja
Também