Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Giego Lúcio assume o comando da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP)

A Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (SEMSI), realizou mudança de comando da instituição, no último dia 26. O guarda municipal Giego Lúcio Santos de Oliveira assumiu o cargo no lugar de Monica Caldas, que estava no comando da corporação desde dezembro de 2019.

Monica Caldas, foi a primeira comandante do quadro efetivo da GMP, e durante sua gestão foram implantados: a Primeira Inspetoria Comunitária (IPC); Patrulha Maria da Penha; apliação a atuação do Grupamento de Ação com Cães (GAC), com a aquisição do cão Rambo; ampliação a atuação da Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO), com a aquisição de dez motos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), necessários para a atuação dos agentes; criação da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), que vem contribuindo significativamente com a diminuição dos índices de criminalidade, dentre outras iniciativas.

“Eu me sinto orgulhosa em ter deixado a minha contribuição para a querida Guarda Municipal. Tenho certeza que o novo comando irá dar continuidade ao trabalho iniciado, visando o bem comum da instituição e, principalmente, proporcionando maior sensação de segurança aos munícipes de Parauapebas que são o maior patrimônio e a GMP tem o dever de zelar”, acrescenta Monica.

Durante sua gestão, também foi iniciado o processo de armamento institucional da Guarda Municipal, por meio de convênio com Instituto de Ensino de Segurança do Pará (IESP), bem como foi criado o decreto que regulamentou o uso deste. Houve a realização de oito cursos institucionais em diversas áreas e foi encaminhado a minuta de correção salarial e correção de risco de morte de 50% para 100%.

O novo comando

O comandante Lúcio e o subcomandante Raimundo Nascimento assumem a Guarda Municipal com a missão de fortalecer ainda mais a instituição que foi criada, pela Lei Complementar nº 005/2013, de 19 de novembro de 2013, para realizar a proteção dos bens, serviços e instalações do município.

“Assumimos com o compromisso de manter o padrão de excelência dos serviços prestados, buscando evoluir não só com qualidade, mas também com maior quantidade de bairros a serem atendidos pela GMP. Entendemos que o trabalho preventivo é nosso carro-chefe, se um crime ou contravenção penal acontece é porque estamos falhando. É um grande desafio, entretanto sabendo das nossas responsabilidades como agentes aplicadores da lei. Buscaremos avançar nesse novo conceito de segurança pública básica onde a sensação de segurança deve ser despertada em toda sociedade, todos devem se sentir seguros, seja na rua ou em um prédio público”, explica o comandante Lúcio.

Sobre a GMP

A Guarda Municipal conta com 128 servidores e tem desenvolvido, nos últimos anos, diversas ações protetivas em prol da coletividade e do exercício da cidadania, das liberdades públicas e da preservação da vida por meio de patrulhamentos diários e preventivos que contribuem para a redução da criminalidade.

Para fazer o completo monitoramento da cidade, a Guarda se divide em grupamentos que atuam em todas as regiões de Parauapebas: Grupamento de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), Grupamento de Ações com Cães (GAC), Ronda Ostensiva Motorizada (ROMO), Grupamento Comunitário Escolar (GCE), Inspetoria Preventiva Comunitária (IPC), Patrulha Maria da Penha, Banda de Música, Serviço de Atendimento Religioso (SARG), além de ações conjuntas com outras forças de segurança.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário