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Grande parte Pará fica sem energia nesta quarta-feira (2)

O primeiro levantamento da Eletronorte apontou que o município de Manaus, no Amazonas, e parte da Região Nordeste também foram atingidos. A área total afetada ainda está sendo contabilizada.

Ainda de acordo com a concessionária de energia, técnicos da Eletronorte já estão trabalhando para solucionar a falha, mas ainda não há previsão para a normalização do serviço. Enquanto isso, quase todos os municípios paraenses estão sem luz.

Parauapebas foi afetado rapidamente com o problema através de um “pico de energia”, porém, de acordo com a Celpa, o sul e sudeste do Pará conta com cidades que não foram afetadas e estão com o fornecimento de energia atuando de forma normal.

Em Belém, a falta de energia deixou todos os semáforos da cidade apagados, o que causa congestionamentos em toda a capital paraense. Pelas redes sociais, diversos internautas reclamam sobre a lentidão nas ruas.

Nota de Esclarecimento sobre fornecimento

Na manhã desta quarta-feira (02), por volta das 8h30, paraenses sentiram o impacto causado pelo defeito de um equipamento do sistema de Transmissão de 500KV, causando a saída completa da Subestação de Tucuruí, de responsabilidade da Eletronorte.

O problema afetou o sistema de geração e transmissão da Eletronorte, atingindo clientes das distribuidoras de energia do estado do Pará, com exceção de uma pequena parte da região Sul, Manaus e parte do Maranhão. Parte do fornecimento já está sendo normalizado no Pará desde às 9h30, e o restante previsto para normalização total às 11h.

Equipes da Celpa mantiveram contato com o Operador Nacional do Sistema (ONS) e com Eletronorte desde que foi informada do ocorrido. As causas do dano nos equipamentos da ainda estão sendo apuradas pelas instituições envolvidas.

A Celpa informa que tem atuado com a máxima urgência para interligar suas cargas ao sistema de transmissão da Eletronorte. E que fez uma força-tarefa para manter seus clientes informados através dos líderes das regionais do Estado e atualização de notícias nas redes sociais. Diz ainda que a Central de Atendimento sofreu impacto por conta da suspensão do fornecimento, mas já está funcionando normalmente.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa- Celpa

Reportagem: Portal Pebinha de Açúcar, com informações do DOL

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