Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Hoje é dia…

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

15 de agosto.
Feriado no Pará. Nesse dia, em 1823, o Pará aderiu à Independência do Brasil. É um momento que, desde 194 anos atrás, remodela a história política paraense. A Adesão do Pará à Independência foi marcada por consequências trágicas, como o massacre do “Brigue Palhaço” e uma série de revoltas que culminaram com a Cabanagem, em 1835.

Um ano após a Independência do Brasil, o Pará se declarou fielmente ao país. Naquela época, constituía a Província do Grão-Pará e Maranhão, devido à forte ligação portuguesa com a província.


Na bandeira brasileira, a data está presente por meio da estrela solitária no círculo no azul acima da faixa branca com a inscrição positivista “Ordem e Progresso”. A estrela é referência direta ao movimento de 15 de agosto de 1823.

Quanto ao feriado de 15 de agosto, este foi proposto com base na Lei Federal de número 9.093, de setembro de 1995, que obrigou os estados a determinarem um dia para a comemoração da sua data magna. Atendendo a determinação da Lei Federal, todos os estados brasileiros criaram suas datas comemorativas, extinguindo outros feriados estaduais.

Fonte: Assopem | Com informações da Agência Pará)

Publicidade

Veja
Também