Hospital do Câncer de Barretos prepara campanha em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em preparação para a segunda edição da caminhada “Passos que Salvam”, o Hospital do Câncer de Barretos realizou na noite da última quinta-feira, 28,  encontro com palestra para sensibilizar doadores e apresentar o que é esta unidade de saúde.

O encontro foi organizado pelo coordenador em Parauapebas, Saulo Ramos, que relatou como conheceu o Hospital do Câncer de Barretos. “Foi quando meu pai precisou de um tratamento e então conheci aquela maravilhosa estrutura. Depois que meu pai se recuperou, me perguntei o que fazer para contribuir com o hospital e tantas pessoas que precisam se curar. Foi aí que me tornei um voluntário engajado e há um ano estou nesta luta”, explicou Saulo Ramos.


Quem também esteve presente no encontro foi o coordenador regional do Hospital do Câncer de Barretos, Juca Carvalho, que enfatizou a respeito do Leilão Direito de Viver que ocorre em diversas cidades, várias delas nas regiões sul e sudeste do Pará, com o objetivo de receber e leiloar animais, eletrodomésticos e bens diversos cuja renda arrecadada é revertida para cobrir o déficit do hospital que, segundo ele, é de pelo menos R$ 20 milhões por mês. “Temos tido um aumento no número de cidades que vem aderindo à causa e participando cada vez mais, o que representa maior nível de consciência e sensibilidade com a causa dos que precisam de tratamento e por ele não pode pagar”, mensurou Juca.

Naima Khatib, coordenadora nacional da Caminhada Passos que Salvam, também veio para contribuir com o encontro e fazer palestra, na qual detalhou os principais sintomas de câncer que podem, segundo ela, ser detectado precocemente e assim salvar a criança tanto da doença quanto do tratamento doloroso. “Nossa expectativa com esta caminhada é de que mais cidades possam conhecer os sintomas do câncer juvenil. Tenho certeza que Parauapebas vem fazer um trabalho lindo, vem como vez o ano passado”, planeja Naima, dizendo ser este o objetivo da caminhada, que as pessoas desertem para a prevenção da doença e passam a conhecer os sinais e sintomas que são muito parecidos com outras patologias.

 

O governo municipal foi representado no evento pelo Secretário Municipal de Saúde, José das Dores Couto, o Coutinho, que disse ser bem importante o trabalho da coordenação do hospital no município e se propôs a auxiliar para que este ano as arrecadações sejam vultosas. “Não podemos fazer tudo, mas o que estiver dentro de nossas possibilidades, faremos para contribuir com esta causa e aliviar a dor de muitos, inclusive, de pessoas de nosso município que tem precisado e ainda precisarão de tratamento naquele hospital”, afirmou Coutinho.

Vários depoimentos foram feitos por familiares de pessoas que fizeram e outras que estão fazendo tratamento no Hospital do Câncer de Barretos, todos enaltecendo a qualidade física e humana daquela unidade de saúde.
A caminhada “Passos que Salvam”, ocorrerá no dia 26 de novembro, saindo do Quartel do 23º BPM até a Praça de Eventos, onde ocorrerão falações, depoimentos e exibições de vídeos, apresentando o Hospital do Câncer de Barretos para a sociedade.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

veja também