Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Hospital Regional de Marabá orienta sobre prevenção do câncer do colo de útero

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nesta sexta-feira, 10/3, o ginecologista Francisco de Assis Alves orientou usuárias e colaboradoras do Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, sobre prevenção do câncer do colo de útero.

Segundo o médico, que coordena o Serviço de Obstetrícia de Alto Risco da instituição, mais de 90% dos casos estão relacionados ao papilomavírus humanos (HPV), a doença sexualmente transmissível mais comum. Outros fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de colo de útero são: tabagismo, número elevado de gestações, imunidade baixa persistentemente e idade.


O bate-papo integrou a agenda da “Semana da Mulher”, promovida pela instituição para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado na última quarta-feira, 8/3.

A técnica de Enfermagem do HRSP, Simone Oscar, participou da palestra. “De forma muito objetiva e simples, ele falou sobre um assunto que toda mulher precisa estar informada. Até porque, como o próprio médico falou, há problemas que, muitas vezes, tiram o nosso sono porque não temos o esclarecimento devido”, comentou a colaboradora.

Para o médico, a inclusão desse assunto na programação demonstra o compromisso do hospital em promover a saúde e capacitar a equipe. “As pessoas que assistiram à palestra se tornarão multiplicadoras dessa informação, ou seja, além do autocuidado, elas ainda vão poder repassar essa informação adiante. Isso demonstra o compromisso que o hospital tem com a formação técnica dos seus colaboradores”, afirmou Francisco.

Programação

Ao longo desta semana, o Hospital Regional de Marabá, unidade gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), promoveu uma ampla programação para comemorar o Dia Internacional da Mulher. Foram realizadas ações de beleza, com a oferta de serviços como limpeza de pele, penteado e design de sobrancelhas, sessão de cinema, aula de zumba, palestras e risoterapia.

Publicidade

Veja
Também