Hospital Regional de Marabá promove Campanha de Doação de Sangue

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP) promove até o próximo dia 31 de março a 4ª edição do projeto “Caravana Solidária”, que tem como objetivo estimular a doação de sangue no município de Marabá, no sudeste paraense.

A campanha do HRSP, iniciada na última segunda-feira (28), visa mobilizar voluntários para contribuir com o abastecimento dos estoques de sangue da Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa).


Para sensibilizar e informar os colaboradores e usuários, a unidade está promovendo palestras educativas e de conscientização nos corredores da instituição, que visam reforçar a importância da doação de sangue e esclarecer as principais dúvidas sobre o procedimento.

Com o slogan “Doe Sangue, Salve uma Vida”, a campanha é realizada pela Agência Transfusional da unidade, com apoio da Comissão de Humanização e Pastoral da Saúde.

O Regional do Sudeste, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde, possui uma alta demanda na região por bolsas de sangue devido aos diversos procedimentos cirúrgicos e atendimento de alta complexidade.

Socorro Leão, médica que atua como hemoterapeuta no Hospital Regional, explica que doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde.

“Estão sendo adotadas todas as medidas de segurança epidemiológicas para que os voluntários pratiquem o gesto de solidariedade com segurança. Precisamos muito dessas doações, cada bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas”, ressalta.

Saiba o que é necessário para ser um doador de sangue:

. Idade: entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal);

.Peso: mínimo de 50kg;

.Estar bem alimentado e descansado;

.Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

.Exercícios: não ter praticado exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas.

.Quem testou positivo para a Covid-19, pode doar após 10 dias da recuperação total, e quem teve contato com pessoas infectadas, e não apresentou sintomas, pode doar após 7 dias.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará presta atendimento 100% gratuito, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para mais de 1 milhão de pessoas no Pará.

 

Serviço: O Hemopa de Marabá funciona na rodovia Transamazônica, quadra 12, s/n, no bairro Amapá, em Marabá. A coleta de sangue pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (94) 3312-9150.

veja também