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IFPA Parauapebas recebe autorização para oferecer novo curso

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O campus Parauapebas do Instituto Federal do Pará (IFPA) recebeu, na última quinta-feira (23), autorização para oferecer curso técnico em Eletroeletrônica integrado ao Ensino Médio. Agora, o Instituto passa a ter duas opções de cursos técnicos para aos estudantes que concluíram o ensino fundamental e pretendem seguir a formação profissional e básica de nível médio.

“A permissão de funcionamento do curso técnico em Eletroeletrônica é uma conquista para toda população de Parauapebas que poderá receber ensino gratuito de qualidade em nosso Instituto. Acreditamos que a Educação abre portas, e é por isso que buscamos, cada vez mais, ampliar o Ensino oferecido no IFPA, qualificando nossos jovens para ocupar as vagas no mercado de trabalho”, disse Rubens Chaves, diretor geral do campus Parauapebas.


A abertura do curso objetiva atender demanda por profissionais especializados para, assim, contribuir com o desenvolvimento econômico o social da região. O curso técnico em Eletroeletrônica será oferecido em tempo integral (manhã e tarde), com carga-horária de 3.810 horas/aula, e terá 40 vagas para ingresso anual.

Conforme especifica o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), o técnico em Eletroeletrônica é o profissional que planeja e executa a instalação e manutenção de equipamentos e instalações eletroeletrônicas industriais; projeta e instala sistemas de acionamento e controle eletroeletrônicos; aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes de energias alternativas, dentre outras funções.

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi elaborado por docentes da instituição e aprovado pelo Conselho Superior (Consup) e autorizado pelo reitor substituto do IFPA, André Moacir Lage Miranda. Com a permissão, foi instalada uma Comissão para dar início aos trâmites do Processo Seletivo, que deve ter edital divulgado em breve.

Participaram da Comissão de Elaboração do PPC os professores Francisco Serpa, Hélio Fernando Pessoa Bentzen, Kassio Derek Nogueira Cavalcante, Lucas Araújo do Nascimento, Maria Reinize Semblano Gonçalves, Thabatta Moreira Alves de Araújo e Waldicley da Costa Silva.

A elaboração do PPC também contou com a colaboração dos professores Alcione Santos de Sousa, David Durval de Jesus Vieira, Débora Aquino Nunes, Julianna Kelly Paulino Bezerra de Azevedo, Rafael Pires Pinheiro, Renato Araújo Costa e Sebastião Rodrigues Moura.

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