Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

IFPA realiza audiência pública em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Uma forma de saber o que a sociedade quer é através de audiência pública. Trata-se de uma ferramenta eficaz para ter um diálogo bilateral para realizar planejamento e melhorar o andamento do município e trazer desenvolvimento.

O Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus Parauapebas, realizou uma audiência pública para discutir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019 / 2023. O planejamento visa apresentar às ações estratégicas para a oferta de cursos em diferentes níveis de formação aos jovens do município.


Vander Augusto Oliveira que é Diretor de Administração e Planejamento do IFPA, ressalta que estas ações ajudam a desenvolver a educação nas cidades onde a instituição de ensino atua.
“O objetivo é trazer a população para mais próximo da instituição, para que elas possam participar de uma forma democrática do desenvolvimento do IFPA, para que juntos possamos trazer novos cursos, reestruturar os cursos já existentes e assim podermos atender às necessidades da sociedade”, explica Vander Augusto.

A audiência contou com uma participação expressiva de alunos e professores, além de pessoas da comunidade em geral, que puderam se pronunciar e dar sugestões ao plano de gestão do Instituto Federal do Pará.

A senhora Adeilde Nascimento tem um dos seus filhos estudando no IFPA e acredita que toda a sociedade deveria participar mais deste tipo de ação para trazer benfeitorias para os atuais alunos e os futuros estudantes dos cursos técnicos.
“Eu venho contribuir nesta audiência, pois com certeza ela vai crescer e temos que ajudar. Meu filho estuda aqui, com a graça de Deus, e é importante acompanhar o desenvolvimento dele, e com certeza, todos devemos estar presente e ajudar a melhorar a educação em Parauapebas”, ressalta Ademilde.

Um dos temas que foi mais enfatizado pelos participantes, é que o IFPA deveria investir mais em outros cursos, diferentes dos mais tradicionais da região.

Anderson França, que é Assessor de Comunicação do IFPA em Parauapebas, ressaltou que em breve novos cursos serão implantados e que esta audiência pública é o primeiro passo deste processo.
“Estamos ouvindo as demandas da sociedade, em um segundo momento vem de Belém uma comitiva para analisar estas demandas apresentadas na oficina estratégica do Plano de Desenvolvimento Institucional, e assim, traçaremos as metas e estratégias do Instituto. Logo teremos um terceiro momento, onde faremos uma consulta pública para analisar o Plano de Desenvolvimento e para assim, aprovar o texto final que vai nortear o IFPA Parauapebas até o ano de 2023”, explica Anderson.

O IFPA – Campus Parauapebas atualmente oferece os cursos de técnicos de Eletrotécnica, Mecânica, Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar em diferentes níveis educacionais, sendo que possui uma média de 600 alunos que frequentam estes cursos.

Publicidade

Veja
Também