Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Indígenas disputam a I Copa Xikrin do Kateté de futebol de campo e futsal

Sendo uma realização da Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio do Departamento de Relações Indígenas (DRI) e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), a I Copa Xikrin do Kateté tem como objetivo promover a cultura esportiva entre os povos indígenas, já que as 13 aldeias apresentaram clubes participantes, somando 31 equipes, sedo 18 masculinas e 13 femininas.

“Decidimos realizar esse campeonato em cumprimento às diretrizes do governo municipal. Assim, a ideia é promover o esporte amador fazendo com que os indígenas recebam o reconhecimento de que também são bons de bola”, declarou o coordenador do DRI, Girlan Silva.

A entrega de kits esportivos, compostos por chuteiras, meias, shortes, camisas e bolas, ocorreu por volta de 13h00 de sábado, minutos antes a primeira partida de abertura da copa.

Bola rolando – Sediada na Aldeia Ôôdjã, a I Copa Xikrin do Kateté de Futebol Indígena, teve sua abertura no sábado (19). A primeira partida constante na tabela do campeonato seria entre Kamkrokrok e Moi-ndõk, porém, pela ausência do clube Moi-ndõk, a vitória foi dada ao Kamkrokrok que venceu por W.O.

A bola rolou as 16h00 na partida em que se enfrentaram Pratinho Puru e Pokamrôre-Kuikô (time da aldeia Ôôdjã), tendo como resultado 3 a 2, com vantagem para o time da aldeia sede.

No domingo (20), oito clubes entraram na disputa, ocorrendo assim quatro partidas. Hoje, segunda-feira (21), três partidas encerram a primeira fase. A segunda fase da I Copa Xikrin do Kateté já inicia amanhã, terça-feira (22,) com oito clubes participantes em quatro partidas, cuja tabela será montada conforme os resultados dos jogos da primeira fase. Os jogos acontecerão às 8h30, 10h00, 14h30, e às 16h00.

Na quarta-feira (23), às 8h30, ocorre uma partida extra valendo repescagem de times participantes. Na quinta-feira (24), quatro times entram em campo na semifinal, brigando pelo direito de disputar a grande final da I Copa Xikrin do Kateté. A primeira partida será às 8h30 e a segunda às 10h00.

A grande final será na sexta-feira, às 9h00, quando os vencedores, campeão e vice-campeão, receberão o troféu da competição que tem em sua confecção homenagem ao cacique Bep Karoti Xikrin que faleceu no dia 31 de maio do ano passado vítima da Covid-19.

 

Jogos femininos – Também inclusas na I Copa Xikrin do Kateté, as indígenas entraram em campo participando da competição na modalidade futsal. Tendo a primeira fase ocorrida no domingo (20), quando 12 times, em seis partidas, entraram em campo.

A segunda fase acontece hoje, segunda-feira (21) com seis times, em três partidas. A semifinal feminina da I Copa Xikrin do Kateté acontecerá amanhã, terça-feira (22). Já a final será na quarta-feira (23); seguido de premiação para os clubes campeão e vice-campeão.

No dia 26, após a cerimônia de premiação dos times campeão e vice-campeão, está prevista a posse do novo cacique Bep Oti Xikrin Filho, que assume o cargo de cacique, ocupando o lugar que foi de seu pai, Bep Karoti Xikrin. Para as comemorações, as aldeias devem realizar o amistoso da amizade entre as aldeias Xikrins e os Gaviões Kyikatejê povos indígenas como forma de presentear o novo líder indígena.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário