Josivaldo e Miquinha solicitam casa para idosos, canil, obras nos lagos e UBS em Valentim Serra

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Miquinha da Palmares (PT)

Os vereadores Josivaldo Antonio da Silva (PP), conhecido por “Josivaldo da Farmácia”; e Israel Pereira Barros (PT), mais conhecido como “Miquinha”, apresentaram separadamente na sessão desta terça-feira (26) quatro indicações, solicitando implantação de um canil municipal no presídio (nº 143), casa de apoio ao idoso no Bairro Cidade Jardim (nº 144), retomada das obras de construção nos lagos do Residencial Alto Bonito e Bairro Nova Carajás (nº 146) e construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Valentim Serra (nº 147).

Josivaldo da Farmácia


Na Indicação nº 143, Josivaldo da Farmácia explica que a proposição sugere ao governo municipal a destinação de um local para abrigar animais em situação de abandono ou de maus-tratos, a fim de monitorar a população de cães e controlar a proliferação de doenças.

“O [Poder] Executivo poderá trabalhar de forma conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses [UVZ], para serviços como castração, aplicação de vacinas, testes de doenças como leishmaniose e doença do carrapato, dentre outros, assim como com as instituições e abrigos de animais que atualmente realizam o recolhimento e o acolhimento de cães abandonados, para que sejam organizadas feiras de adoção para os animais abrigados”, sugere o legislador.

De acordo ainda com Josivaldo, a medida avançará com a reintegração social de detentos que se encontram em regime semiaberto, através do nobre ato de cuidar, alimentar, limpar as dependências do canil, dar banho, tosar os animais e dar carinho. Ele entende que, desenvolvendo habilidades afetivas, aumentam as capacidades de socialização e sua própria qualidade de vida, tendo inclusive comprovação científica.

“Por ser uma medida que une a ressocialização e a construção social do detento com a política pública de proteção e cuidado para com os animais, solicito dos meus pares a aprovação da presente indicação”, frisou.

Em seguida, Josivaldo da Farmácia apresentou a Indicação nº 144, solicitando implantação de uma casa de apoio ao idoso no Bairro Cidade Jardim. Segundo o parlamentar, Parauapebas possui hoje um alto número de idosos. Por isso, faz-se necessária a disponibilização de espaço voltado ao bem-estar e lazer dessa comunidade, com atendimento de profissionais capacitados e atividades que visem à qualidade de vida dos mesmos, tanto física quanto mental, além da integração social e troca de experiências pessoais por cidadãos de terceira idade.

O vereador destacou que o artigo 3º do Estatuto do Idoso garante que é de dever da família, da comunidade, da sociedade e do poder público promover os direitos dos idosos, e que ações como essas, além de garantir com que os idosos se sintam acolhidos, servem também como ponto de apoio tanto em tempo integral como também de meio período.

Israel Miquinha

Por sua vez, Israel Miquinha apresentou a Indicação nº 146, pedindo que a prefeitura retome as obras de construção do entorno do lago do Residencial Alto Bonito e providencie a reforma e iluminação da pista de caminhada lateral próxima à Rodovia PA-275 no lago do Bairro Nova Carajás.

“As áreas situadas no entorno dos dois lagos da cidade são espaços livres que podem abrigar diversas práticas sociais, destinadas ao lazer e ao bem-estar da população, como descanso, recreação, atividades físicas, socialização, entretenimento, entre outras, com caminhos agradáveis e pitorescos, passeios cômodos e seguros com total separação entre os veículos e os cidadãos”, sugere Israel Miquinha.

Não obstante à importância dos serviços públicos, o parlamentar reclama que a obra do lago do Alto Bonito nunca foi concluída, faltando os espaços de quiosques, banheiros, término da pista de caminhada, playground, academia de ginástica ao ar livre e iluminação em todo o entorno, o que tornará o lugar um local seguro e adequado para a prática de atividades físicas e de lazer.

Quanto ao entorno do lago de Nova Carajás, precisa de reforma da lateral da pista de caminhada, paralela à Rodovia PA-275, para proporcionar trânsito seguro das pessoas que passeiam por ali. A pista em questão necessita ainda de iluminação, uma vez que apenas o outro lado do lago teve a sua estrutura reformada.

“Além dessas melhorias, é preciso ainda diminuir a vasão da água do lago, algo necessário em tempos de chuva, mas que em períodos de estiagem torna o que seria um belo lago em um buraco com lama, afastando o público que vai ao local em busca de descanso e lazer”, assinala.

Por último, o vereador Miquinha apresentou a Indicação nº 147, reivindicando do Poder Executivo a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Valentim Serra, zona rural do município.

Conforme defendeu o propositor quanto à importância das UBSs para a sociedade, elas atendem a até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para outros serviços, como emergências e hospitais, além de atender às campanhas de prevenção e tratamento relacionadas à saúde da mulher, da criança, saúde mental, planejamento familiar, prevenção ao câncer, pré-natal e cuidado de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

“A comunidade Valentim Serra, distante cerca de 50 quilômetros do centro de Parauapebas, precisa muito de uma Unidade de Saúde próxima a seus domicílios. A vila, situada na área do Contestado, não recebe muitos investimentos dos municípios de Parauapebas ou Marabá, pois sua população, praticamente toda parauapebense, está situada na região de Marabá, e esse ‘conflito’ de pertencimento sempre gerou prejuízos para o desenvolvimento da região”, detalha Israel Miquinha.

Depois de serem lidas por seus autores em plenário, as quatro indicações foram aprovadas e serão encaminhadas para serem avaliadas pelo governo municipal.

veja também