Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Levantamento aponta que violência caiu e mantém redução em mais de 100 municípios paraenses

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O policiamento preventivo estratégico; a qualidade das perícias criminais realizadas, contribuindo para a elucidação célere de crimes de grande repercussão; os investimentos em tecnologia; a valorização dos agentes de segurança e a punição para aqueles que insistem em infringir as leis são algumas das medidas adotadas pelo sistema de segurança pública e defesa social do Pará desde 2019. O reflexo direito disso é a constante diminuição de vários tipos de crimes em todo o Estado.

Informações apresentadas na quarta-feira (26), pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), mostram a redução ou manutenção da diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais, que envolvem casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte, em 102 municípios paraenses, ao comparar o período de 1º de janeiro a 25 de fevereiro, dos anos de 2019 e 2020.


Entre os municípios onde a violência diminuiu, levando em consideração cada Região Integrada de Segurança Pública (Risp), estão: Belém (-51,49%), Ananindeua (- 62,50%), São Miguel do Guamá (- 100%), Salinópolis (- 83,33%), Ipixuna do Pará (- 87,71%), Afuá (-100%), Goianésia do Pará (-66,67%), Palestina do Pará (- 100%), Altamira (- 61,54%), Conceição do Araguaia (- 100%) e Rio Maria (- 100%).

De acordo com o titular da Segup, Ualame Machado, no primeiro ano de gestão várias ações foram efetivadas, principalmente na Região Metropolitana de Belém, para que pudessem ser acompanhadas mais de perto e, após a comprovação da eficiência, ampliadas para o interior paraense. Essa é uma das metas para a gestão em 2020.

Eficiência – “A Operação Polícia Mais Forte, que emprega o policial militar em horários identificados como mais vulneráveis, por meio de jornada extraordinária, e a instalação do programa de governo Territórios pela Paz (TerPaz), por exemplo, são algumas das medidas aplicadas na RMB que deram muito certo em 2019, e já estamos fazendo com que elas cheguem até o interior. A instalação do TerPaz nas cidades de Parauapebas e Canãa dos Carajás já está confirmada, com a parceria da mineradora Vale, assim como a ‘Polícia Mais forte’ em algumas cidades”, destacou o secretário.

O TerPaz já está em pleno funcionamento em sete bairros da RMB – Cabanagem, Benguí, Guamá, Jurunas e Terra Firme, em Belém, além do bairro Icuí, em Ananindeua, e Centro, em Marituba. Todos já receberam ações de ostensividade policial, no primeiro momento, resultando em queda da criminalidade, e da polícia de proximidade, assistência e promoção social, envolvendo diversos órgãos estaduais, a fim de manter a redução dos índices de criminalidade criminais e continuar melhorando a segurança para a população.

Publicidade

Veja
Também