Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Marabá teria mais de 300 mil habitantes e Canaã tem mais de 50 mil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em Marabá, a chiadeira sobre o número de habitantes é geral. Pelos cálculos de sucessivos prefeitos do município, há um “déficit” de, pelo menos, 100 mil habitantes ante os resultados apresentados pelo IBGE.

Em Canaã dos Carajás, a situação é ainda mais drástica. Para o IBGE, o município chega a 2016 com aproximadamente 35 mil habitantes, mas a prefeitura acredita haver, por meio do corpo a corpo de agentes comunitários, 52,9 mil – sendo 45,8 mil urbanos. Para consubstanciar esse argumento, a prefeitura se ampara, entre outros fatores, no número de eleitores de Canaã, que é de 40 mil cidadãos, o que supera em cinco mil o total de habitantes locais.


Mas o fato de possuir mais eleitores que habitantes, apesar de surreal, não é exclusividade de Canaã. O Brasil tem 194 municípios com mais eleitores que habitantes, e no mais das vezes o domicílio civil não é o mesmo do domicílio eleitoral.

POPULAÇÃO ‘FREADA’

Entre 2010 e 2016, Canaã explodiu de 5 mil vínculos formais com carteira assinada para 19,8 mil. No entanto, está prevista uma baixa de 10 mil postos de trabalho este ano, diante da finalização das obras civis do projeto minerador S11D, de autoria da multinacional Vale. A maior parte dessa mão de obra, que inflou em 15 mil o mercado de trabalho canaense, é temporária e, ainda assim, transferiu o título para lá, mesmo morando, de fato, fora. Há milhares de casos em Parauapebas e Xinguara, por exemplo, que servem de cidades-dormitório para pessoas que trabalham e optaram por votar em Canaã.

Com o término de alguns milhares de contratos de trabalho, um batalhão de operários deverá “correr trecho” e marchar de Canaã para algum outro lugar do país, desacelerando o crescimento da população, que, ao menos no caso de lá, é sensivelmente inferior às estimativas oficiais.

Reportagem: André Santos – Colaborador do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também