Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Modelo de regionalização do novo Hospital Municipal de Parauapebas é discutido

Durante uma reunião que ocorreu nesta terça-feira (22), na Prefeitura de Parauapebas, com a presença do titular da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Vitor Manoel Jesus Mateus, e de representantes do município e das cidades de Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás e Curionópolis, foi discutido o modelo de regionalização do novo Hospital Municipal de Parauapebas.

A proposta apresentada, que ficou de ser analisada pelos gestores municipais, foi a de criação de um consórcio intermunicipal, com o apoio do Governo do Estado do Pará, nos moldes da experiência exitosa do Ceará. “Não é preciso consorciar todo o hospital, basta somente os serviços que cada município achar necessário”, informou Victor Mateus, que explicou detalhadamente todas as etapas necessárias para criação do consórcio.

“Os municípios definem os serviços que querem consorciar, daí o Estado senta com vocês, discute e avança para que se tenha em Parauapebas um polo de média e alta complexidade, com apoio do governo estadual em recursos e na co-gestão”, informou o secretário estadual de saúde, acrescentando que o estado pode se responsabilizar com um percentual fixo para o custeio do consórcio.

“Nosso objetivo aqui é contribuir para ofertar um serviço de saúde de excelência para a nossa população”, destacou Victor Mateus.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 26 de abril. Na oportunidade, os representantes dos municípios iniciarão o processo para a criação do consórcio intermunicipal. Até esta data, cada município deverá levar a proposta de lei do consórcio, cujo modelo foi entregue durante a reunião, para suas respectivas câmaras municipais e compartilharão as informações com os conselhos de saúde.

O prefeito Valmir Mariano destacou a importância do hospital de Parauapebas para a região de Carajás. “Precisamos amadurecer o projeto de regionalização, se nos unirmos neste objetivo, tenho certeza que vamos reduzir os custos com alta complexidade e principalmente vamos contribuir para salvar vidas”, destacou o prefeito.

O gestor de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, também participou da reunião e manifestou o interesse do município em participar do consórcio, assim como os secretários de saúde dos municípios de Eldorado e Curionópolis, que representaram seus respectivos gestores durante o encontro.

Visita ao Hospital

Antes da reunião, o secretário de saúde do Estado visitou o novo Hospital de Parauapebas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a estrutura em que funcionará a Policlínica e a Unidade Básica de Saúde dos Minérios, que será inaugurada em abril. “Todas essas outras obras foram construídas em apenas três anos de trabalho e com relação ao hospital, recebemos a obra com apenas 40% realizada e agora já estamos com 98% concluída, vamos entregar em breve para a nossa população”, destacou o prefeito Valmir Mariano, durante a visita.

“É uma obra grandiosa, a estrutura é invejável, pelas dimensões, pelo tipo de qualidade do material utilizado, pelos equipamentos instalados, o prefeito e sua equipe estão de parabéns. Esperamos fazer uma parceria que permita criar uma gerência profissionalizante, aqui colocada, para ter uma qualidade na prestação do serviço, para que seja de excelência”, destacou Victor Mateus.

Reportagem: Karine Gomes

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário