Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Mulheres empreendedoras da Vila Bom Jesus inauguram ateliê de costura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Projeto vem de parceria entre a Associação de Moradores, Vale, Agência Canaã, Prefeitura e Senai

Desde ontem, 9/4, mulheres da Vila Bom Jesus, zona rural do município de Canaã de Carajás, passaram a comandar um ateliê de costura. Na cidade, três outros ateliês, um na zona urbana e outros na Vila Américo Santana e Vila Feitosa foram implantados recentemente tendo à frente, empreendedoras. Como resultados, por exemplo, na Vila Feitosa, aparecem a conquista de uma fonte de renda alternativa e o incentivo maior ao associativismo, com a adesão de novos membros à Associação de Moradores da comunidade em 2017.


Na Vila Bom Jesus, o evento marcou a inauguração do ateliê Fio de Ouro da Vila Bom Jesus e contou com a presença do prefeito de Canaã, Jeová Andrade; do diretor do Sossego, unidade de mineração de cobre da Vale, Adler Silveira e da coordenadora da Agência Canaã, Graça Reis, além de outras personalidades. A organização do ateliê é uma contrapartida das mulheres do projeto Fio de Ouro, com apoio da Agência, Secretaria Municipal de Educação, Senai e empresa Geosol. A parceria da Vale promoveu a capacitação e a doação de 14 máquinas de costura

Segundo a gerente de Relacionamento com Comunidades da Vale em Canaã, Silvia Cunha, as capacitações e os ateliês atendem aos anseios das mulheres e promovem o empoderamento feminino. “Um dos nossos objetivos na atuação social é desenvolver ações, que promovam a geração de renda, contribuam para melhorar a qualidade de vida das famílias, e no caso das mulheres, além da renda, a elevação da autoestima com o trabalho é fundamental para novas conquistas”, diz Silvia.

“Esse ateliê representa o sonho de muitas mulheres, que agora podem dizer eu tenho um certificado de costureira profissional, e mais, representa que por meio da união, da parceria e do diálogo, nós podemos conseguir tudo”, diz Tatiane Sousa, uma das idealizadoras do projeto.

O que é empoderamento?

Empoderamento significa que as pessoas – tanto mulheres quanto homens – podem assumir o controle das suas vidas: definir os seus objetivos, adquirir habilidades (ou ver as suas habilidades e conhecimentos reconhecidos). Além de aumentar a autoconfiança, resolver problemas e desenvolver a sua independência.

Publicidade

Veja
Também