Single Posts
Confirmados
27.118
Single Posts
Recuperados
17.094
Single Posts
Óbitos
184

 Publicidade

Na região dos Carajás, Detran orienta condutores sobre segurança no trânsito

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Na região dos Carajás, Detran orienta condutores sobre segurança no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) deu a largada ao Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará, na Região de Integração dos Carajás, na quarta-feira (9). O objetivo é orientar e conscientizar a população das 12 regiões sobre as medidas que precisam ser adotadas para evitar acidentes.

A equipe de educação no trânsito do órgão esteve na PA-405, principal via de entrada e saída do município de São João do Araguaia. A sede da cidade é pequena, porém recebe um número considerável de moradores de áreas rurais.


Ao fazer a abordagem, os agentes observam a realidade e a cultura do condutor local. “A gente observou até o momento que as pessoas não têm acesso a informações adequadas de como fazer a condução correta do veículo e dos passageiros. Fatores de risco, como não uso do capacete e do cinto de segurança, transporte irregular de pessoas, a não firmação do calçado no pé são as irregularidades mais observadas no município”, explica João Veiga, analista de trânsito do Detran e coordenador do projeto na Região dos Carajás.

Carlos Resplandes mora em São João do Araguaia e elogiou o trabalho realizado pelo Detran. “A população carece dessas orientações, até porque aqui a gente vê muita gente dirigindo de todo jeito, desrespeitando as leis de trânsito, então é uma ação que precisa acontecer o tempo todo”, comentou.

Na região dos Carajás, Detran orienta condutores sobre segurança no trânsitoCarlos Resplandes aprovou a iniciativa do Detran  |  Foto: Alex Ribeiro / Ag.Pará

A dona de casa Maria Conceição da Silva estava de capacete no momento em que foi abordada. No entanto, a amiga que ia na garupa da motocicleta não utilizava o equipamento de segurança. Após receber orientações dos agentes de educação, a passageira desceu do veículo e pegou um ônibus para chegar ao seu destino.

 

Já o motociclista José Marcos Ferreira trafegava de capacete e com a moto regularizada. “Ainda não tinha visto uma ação desse jeito. Acho que a população estranha um pouco, mas quando a gente percebe que é pra orientar e pra salvar vidas, com certeza achamos bom”, avalia o morador.

O Projeto Educação de Trânsito por Todo o Pará continua até novembro, abrangendo 64 municípios. O projeto será lançado oficialmente durante a Semana Nacional de Trânsito, que ocorre de 18 a 25 de Setembro. Este ano, a campanha tem como tema “Perceba o risco, proteja a vida”.

Publicidade

Veja
Também