Nova opção mais econômica para corridas por aplicativo cresce em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foto: Bariloche Silva | Portal Pebinha de Açúcar

Com o avanço da vacinação em Parauapebas, vemos também a retomada das atividades econômicas na cidade. Atualmente, 96% da população local foi vacinada com a primeira dose e 20% dos munícipes já estão com a imunização completa. Com mais pessoas saindo de casa e retornando às atividades econômicas, a 99, empresa de tecnologia ligada à mobilidade urbana e conveniência, levou para Parauapebas a categoria 99Compartilha, que possibilita a divisão da mesma viagem entre dois passageiros com rotas semelhantes.

A maior diferença entre o 99Compartilha e o 99Pop – principal categoria da empresa – é que o passageiro pode dividir a corrida com outro usuário em uma rota semelhante, resultando em uma economia que pode chegar a até 25% para ambos. Ao mesmo tempo que para os motoristas parceiros há um aumento de até 20% nos ganhos. Neste período de pandemia, o 99Compartilha pode ser dividido exclusivamente entre dois passageiros, desde que ambos estejam de máscara e sentem-se nas extremidades do banco traseiro, sempre com as janelas do veículo abertas.


“Como em todo o Brasil a população busca cada vez mais por economia, aguardamos a evolução dos índices de vacinação para fazer com que o 99Compartilha pudesse beneficiar também os moradores de Parauapebas, que receberam bem a novidade”, afirma Thiago Flores, Gerente de Operações da 99. Na comparação entre agosto e setembro, o volume de corridas compartilhadas mais que dobrou (145%) em Parauapebas.

Segurança

A 99 prioriza a saúde e segurança dos motoristas e passageiros. Por isso, desde o começo da pandemia, vem adotando uma série de medidas e protocolos para ajudar a reduzir o contágio e proporcionar corridas mais seguras. Assim, orientações que incluem o uso de máscara, circular com os vidros abertos e higienizar as mãos são enviadas via app e fazem parte das prescrições de segurança desenvolvidas exclusivamente para a empresa pela consultoria do Hospital Sírio-Libanês.

Como o 99Compartilha funciona para os passageiros?

1º passo: Após abrir o app da 99, o passageiro deve inserir sua rota e selecionar a opção “99Compartilha”.

2º passo: Agora, é com a inteligência artificial! O app começa a procurar outro passageiro que tenha rota similar e continua fazendo isso mesmo com a corrida em andamento. Quando há o match, o GPS calcula o melhor percurso para otimizar a viagem compartilhada. Dessa forma, não é permitido desviar da rota estipulada pelo aplicativo. A corrida deve ser solicitada apenas por passageiros desacompanhados por conta do limite de apenas duas pessoas no banco traseiro.

3º passo: Os passageiros aguardam o motorista para iniciar a corrida. Caso o aplicativo não encontre alguém para compartilhar, o passageiro segue normalmente com a viagem, pagando um valor mais barato do que o 99Pop, porém, menor em comparação a uma corrida que tenha sido compartilhada de fato com um segundo passageiro.

O que ganham os motoristas?

Para o motorista, a corrida funciona exatamente como qualquer outra no app da 99, mas com uma rentabilidade maior. Ele receberá a chamada dentro do seu aplicativo de motorista, com as informações das corridas e dos passageiros. No 99Compartilha, o motorista também recebe pelo tempo e distância da sua viagem, com os mesmos valores que na categoria 99Pop. Mas, além disso, ele ganha um extra pelo percurso compartilhado por dois passageiros. Isso significa que no final, os ganhos são garantidos e podem ser ampliados em até 20% em comparação com o 99Pop, tanto por conta do trecho compartilhado e seu multiplicador via inteligência artificial, quanto por conta das viagens serem mais longas, já que o motorista leva, de uma vez só, dois passageiros para destinos diferentes, mas com rotas semelhantes.

Por fim, há também o bônus de corrida compartilhada, que é dado ao motorista sempre que ele busca o segundo passageiro durante a corrida no 99Compartilha, transportando então dois passageiros de origens diferentes para destinos similares.

veja também