Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Pará segue registrando tendência de queda no número de mortes por Covid-19

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Governo do Pará  informa que é de 28%, no Estado, a queda no número de mortes provenientes de complicações por Covid-19 no comparativo entre os dias 4 e 18 deste mês. A análise da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) considera uma média aritmética móvel, que varia diariamente, respeitando a data de ocorrência dos óbitos e não a da notificação feita pelos municípios.

A adoção de medidas de combate ao novo coronavírus no Pará é pautada na ciência e no conhecimento técnico, sempre priorizando a oferta de serviços de saúde para a manutenção de vidas. De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde da Sespa, Denilson Feitosa, os óbitos são um indicador fundamental para a análise do comportamento da doença no Estado.


A Sespa examina a média móvel dos registros de mortes de pessoas acometidas por Covid-19 considerando a data da ocorrência, e não a de notificação informada pelos municípios. “A média móvel é calculada utilizando-se os sete dias anteriores em relação ao dia que eu quero analisar. Somamos todos os óbitos ocorridos, sendo o último o dia de análise, e fazemos uma média aritmética – que é móvel porque varia todo dia. A análise que fazemos é com base em 14 dias, um tempo consensual entre os infectologistas para determinar a variação perceptível desses óbitos. Já temos a perda do período de incubação e conseguimos fazer essa comparação”, explicou Denilson.

O dado mais recente, computado neste sábado (18), indica uma redução de 28% nos óbitos ocorridos nos últimos 14 dias. “Depois que as médias são calculadas, é feita uma razão simples entre os dias a serem analisados para avaliar a variação de aumento ou de queda. Esses dados têm comprovado uma queda organizada e contínua no número de óbitos por Covid-19 no Pará”, afirmou o diretor.

O comportamento da doença, com base nos registros, indica uma  redução da mortalidade. “Temos uma queda sustentada, alternando entre queda e estabilidade no número de casos, mas nunca aumento”, garantiu Denilson.

O Estado conta com 702 leitos de UTI e 1.523 leitos clínicos exclusivos para a Covid-19, com os serviços da Policlínica Itinerante, que já fez 61.593 atendimentos em mais de 80 municípios. No Pará há cinco Hospitais de Campanha em funcionamento: em Belém, Marabá, Breves, Santarém e em Altamira, estrutura entregue na última sexta-feira (17). O Estado também conta com hospitais regionais com alas direcionadas para pacientes com o novo coronavírus.

Publicidade

Veja
Também