Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas conta com mais de 40 mil desempregados e clima no SINE fica tenso

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante a manhã desta terça-feira (18), um princípio de confusão foi registrado nas dependências do Serviço Nacional de Emprego, em Parauapebas (SINE), que fica localizado no Bairro Cidade Nova.

Em busca de oportunidades, centenas de pessoas se deslocam diariamente ao local com a esperança de conseguir sair das estatísticas de desemprego, porém, o que encontraram pelo SINE não os agradam, afinal, poucas vagas estão disponíveis.


De acordo com a direção do SINE em Parauapebas, desde ontem (17) que circulam pelas redes sociais informações falsas sobre a oferta de diversos empregos que seriam disponibilizados pelo órgão, e com isso, várias pessoas foram cedinho ao SINE, e ao chegar por lá, não encontraram as ofertas, o que deixou os desempregados indignados, fazendo com que os ânimos fossem exaltados.

Homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Parauapebas foram acionados para evitar que pneus e madeiras fossem queimados nas proximidades do SINE. A confusão foi evitada, porém, pelo grande volume de pessoas, a rua 11 precisou ter o tráfego de veículos interrompido por vários minutos.

 

Números preocupantes

Para se ter uma ideia mais clara, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Parauapebas demitiu 8.077 pessoas de janeiro a junho deste ano, contratou 7.485 no mesmo período e está com saldo negativo em 592 postos. É muito grave porque o município acumulava, até o final do ano passado, cerca de 39 mil e 500 desempregados. Agora, ultrapassou de vez os 40 mil.

De empregadora de destaque entre os anos de 2006 e 2013, a “Capital Nacional do Minério de Ferro” agora vive tempos de apreensão, ocupando a posição de número 134 entre os 150 piores municípios brasileiros para arranjar emprego com carteira assinada.

 

Publicidade

Veja
Também