Pesquisar
Close this search box.

Parauapebas é cidade paraense com maior percentual de casas alugadas

Não é novidade que Parauapebas é um local transitório para muitas pessoas, seja para aqueles que vêm para a cidade em busca de emprego em alguma atividade econômica que está em alta em determinado momento, seja para aqueles que prestam serviços para empresas mineradoras e terceirizadas e já chegam com prazo definido de permanência.

Essa característica parauapebense reflete diretamente no mercado imobiliário e na não aquisição de imóveis residenciais, pois a permanência dos trabalhadores na cidade depende da continuidade de seus empregos, o que nem sempre é garantido.

Assim, a escolha dos que aqui chegam é quase sempre pelo aluguel. E esse comportamento é tão claro que Parauapebas é a cidade paraense com maior percentual de domicílios particulares permanentes ALUGADOS, conforme divulgou hoje (12) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados do Censo Demográfico 2022 apontam que 32,4% dos domicílios particulares permanentes que estão ocupados são alugados, ou seja, não é de propriedade da pessoa ou família residente.

CONDIÇÃO DE OCUPAÇÃO DO DOMICÍLIO 

%

Próprio de algum morador59,30%
Alugado32,39%
Cedido ou emprestado6,58%
Outros1,72%

Fonte: IBGE (2024)

A consequência lógica por essa demanda constante por moradia temporária é a elevação do preço dos aluguéis na cidade (especialmente nos momentos de economia aquecida), assim como do preço de venda dos imóveis, tornando mais difícil o acesso à moradia para quem pretende se estabelecer permanentemente.

Por conta das semelhanças na economia, valendo-se praticamente das mesmas justificativas que Parauapebas, a vizinha Canaã dos Carajás ficou em segundo lugar em ranking estadual, com 31,5% dos domicílios particulares permanentes em condição de alugados. Por sinal, são os únicos municípios paraenses com percentual acima de 30%.

Esse cenário coloca Parauapebas dentre os 100 municípios brasileiros em termos de percentuais de domicílios particulares permanentes alugados.

Reportagem: Wesley Oliveira | Colaborador do Portal Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
1
+1
2
+1
2
+1
4
+1
3
+1
2

Leia mais

Deixe seu comentário