Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

PARAUAPEBAS: Prefeito autoriza abertura de processo administrativo contra secretário de governo

Jorge Guerreiro

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, autorizou a abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o então secretário adjunto de Assistência Social do município, Jorge Antônio Benício. A portaria nomeando a comissão para investigar o pastor “Jorge Guerreiro”, como o secretário adjunto é conhecido, foi publicada nesta terça-feira (26/4), no Diário Oficial do Município (DOM). Atualmente, Jorge ocupa o cargo de secretário adjunto de Esporte e Lazer.

Na portaria, é especificado que o secretário adjunto teria supostamente infringido os incisos I, II, III e VIII do art. 180 e incisos IX e XI do art. 181, da Lei Municipal nº 4.231/2002, conforme “Decisão Administrativa em Processo de Sindicância instaurado pela PORTARIA Nº 274/2021”.

 

Não são detalhadas quais as infrações que Guerreiro cometeu, mas os artigos especificam o seguinte. Artigo 180: I – ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato; II – recusar fé a documentos públicos; III – opor resistência injustificada ao andamento de documentos e processo ou à execução de serviço; e VIII – compelir ou aliciar outro servidor no sentido de filiação a associação profissional, sindical ou partido político.

Já as infrações citadas do artigo 181 são: IX – retirar, modificar ou substituir, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição, com o fim de criar direitos ou obrigações ou de alterar a verdade dos fatos; e XI – valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem em detrimento da dignidade da função pública.

Foram designados para compor a Comissão de Processo Administrativo Disciplinar: Alessandro Sousa Silva (presidente); Monalisa Odonay Rego da Silva (Membro); e Wellington José do Nascimento Ramos (Membro). Guerreiro foi titular da Secretaria de Assistência Social (Semas) na volta de Darci ao comando da Prefeitura de Parauapebas em 2017. Inclusive ele responde a processo por desobediência, instaurado no dia 29/3/2019 e que corre na Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Parauapebas.

Ele foi indiciado após deixar de responder ofícios seguidos do Ministério Público do Pará (MPPA), para inclusão de uma família em programas sociais do governo.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário