Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas terá Semana Literária na Praça de Eventos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um evento que será realizado graças aos esforços dos governos estadual e municipal, devendo atrair um grande público dos municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás. Trata-se da Semana Literária que está sendo planejada para acontecer do dia 11 a 15 de setembro na Praça de Eventos, em Parauapebas, onde, durante uma semana, as principais editoras do país exporão diversos títulos à disposição da população.

A provocação partiu do governo do Pará, que enviou à Parauapebas o diretor de cultura da secretaria de estado de Cultura, Júnior Soares, que esteve reunido com o secretário municipal adjunto de cultura de Parauapebas, José Alves, com o secretário municipal de Educação, Luís Vieira e com membros da Academia Parauapebense de Letras (APL), com o objetivo de planejar e de formar parceria para que o ato aconteça.


Na oportunidade, Júnior Soares fez também visita técnica em alguns espaços públicos dedicados a atividades culturais, entre eles, o CDC, Praça de Eventos, Concha Acústica etc., com o objetivo de avaliar as possibilidades e potencialidades que Parauapebas tem para sediar eventos de magnitude regional. “Estamos aqui, primeiramente, planejando a Semana Literária. Este é um momento de se fazer os primeiros contatos para firmar parceria e, seguidamente, detalhar os papéis de cada um”, explicou Júnior Soares, detalhado que o evento envolve as secretarias de Cultura e de Educação, respectivamente, o que significa grande movimentação no município, já que toda a comunidade escolar, tanto estudantes quanto professores participarão.

Júnior Soares, que esteve reunido com o secretário municipal adjunto de Cultura, José Alves e com o secretário municipal de educação Luís Vieira

 

O evento será, segundo o secretário municipal de Educação, Luís Vieira, importante para a economia do município, pois, durante a Semana Literária a cidade receberá grande público de municípios vizinhos, além de que os governos estadual e municipal liberarão recursos para os professores comprarem livros. “O valor será destinado exclusivamente para ser gasto no ato do evento; aproveitando que as editoras disporão de grande variedade de títulos de livros a preços baixos; isso será oportunidade para que os professores, além de adquirir livros, conheçam a diversidade de escritores que este país possui”, conta Luís Vieira.

Outra importante movimentação a ser promovida no município, na opinião do secretário municipal adjunto de Cultura, José Alves, é o estímulo dos escritores locais que poderão expor suas obras e manter contato direto com representantes das editoras; além de “trocar figurinhas” com escritores de outros municípios. “Daremos a melhor estrutura possível para que o evento surta resultado, nem só econômico, mas, também cultural; dando visibilidade aos talentos literários que existem em Parauapebas”, planeja José Alves, dando conta de que a parceria com a Academia Parauapebense de Letras é de grande importância para que atraia a presença de outras academias de letras e escritores regionais.

Publicidade

Veja
Também