Publicidade

Parauapebas terá Semana Literária na Praça de Eventos

Um evento que será realizado graças aos esforços dos governos estadual e municipal, devendo atrair um grande público dos municípios de Curionópolis, Canaã dos Carajás e Eldorado do Carajás. Trata-se da Semana Literária que está sendo planejada para acontecer do dia 11 a 15 de setembro na Praça de Eventos, em Parauapebas, onde, durante uma semana, as principais editoras do país exporão diversos títulos à disposição da população.

A provocação partiu do governo do Pará, que enviou à Parauapebas o diretor de cultura da secretaria de estado de Cultura, Júnior Soares, que esteve reunido com o secretário municipal adjunto de cultura de Parauapebas, José Alves, com o secretário municipal de Educação, Luís Vieira e com membros da Academia Parauapebense de Letras (APL), com o objetivo de planejar e de formar parceria para que o ato aconteça.


Na oportunidade, Júnior Soares fez também visita técnica em alguns espaços públicos dedicados a atividades culturais, entre eles, o CDC, Praça de Eventos, Concha Acústica etc., com o objetivo de avaliar as possibilidades e potencialidades que Parauapebas tem para sediar eventos de magnitude regional. “Estamos aqui, primeiramente, planejando a Semana Literária. Este é um momento de se fazer os primeiros contatos para firmar parceria e, seguidamente, detalhar os papéis de cada um”, explicou Júnior Soares, detalhado que o evento envolve as secretarias de Cultura e de Educação, respectivamente, o que significa grande movimentação no município, já que toda a comunidade escolar, tanto estudantes quanto professores participarão.

Júnior Soares, que esteve reunido com o secretário municipal adjunto de Cultura, José Alves e com o secretário municipal de educação Luís Vieira

 

O evento será, segundo o secretário municipal de Educação, Luís Vieira, importante para a economia do município, pois, durante a Semana Literária a cidade receberá grande público de municípios vizinhos, além de que os governos estadual e municipal liberarão recursos para os professores comprarem livros. “O valor será destinado exclusivamente para ser gasto no ato do evento; aproveitando que as editoras disporão de grande variedade de títulos de livros a preços baixos; isso será oportunidade para que os professores, além de adquirir livros, conheçam a diversidade de escritores que este país possui”, conta Luís Vieira.

Outra importante movimentação a ser promovida no município, na opinião do secretário municipal adjunto de Cultura, José Alves, é o estímulo dos escritores locais que poderão expor suas obras e manter contato direto com representantes das editoras; além de “trocar figurinhas” com escritores de outros municípios. “Daremos a melhor estrutura possível para que o evento surta resultado, nem só econômico, mas, também cultural; dando visibilidade aos talentos literários que existem em Parauapebas”, planeja José Alves, dando conta de que a parceria com a Academia Parauapebense de Letras é de grande importância para que atraia a presença de outras academias de letras e escritores regionais.

Compartilhe essa notícia

Tags

Veja também

Pebinha de Açúcar Comunicação e Marketing
LTDA-ME – CNPJ: 05.200.883.0001-05
Parauapebas – Pará – Brasil
(94) 99121-9293 (whatsapp) | (94) 98134-2558

Acompanhe o Pebinha nas redes sociais

Copyright © Pebinha de Açúcar – 2018. Todos os Direitos Reservados.

Fechar Menu