Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parauapebas teve eleições tranquilas, porém, 18.321 eleitores deixaram de votar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Segundo balanço divulgado na última segunda-feira (3) por órgãos de segurança e Justiça Eleitoral, as eleições em Parauapebas foram tranquilas. Apenas um homicídio foi registrado, mas não tem qualquer ligação com a disputa eleitoral. No dia da eleição, apenas seis pessoas foram detidas sob suspeita de estarem fazendo boca de urna. Todas foram liberadas, após serem ouvidas pela polícia.

Segundo delegado Gabriel Henrique, diretor da 20ª Seccional do Polícia Civil, não houve qualquer registro de brigas ou outro caso de violência ligado à disputa eleitoral. Na avaliação do promotor eleitoral Hélio Rubens, todo pleito ocorreu dentro da normalidade, com apenas uma prisão, feita no sábado (1º), no comitê do candidato a prefeito Marcelo Catalão, onde foram apreendidos mais de R$ 100 mil em dinheiro, que suspeita-se ter sido usado na captação de votos no dia da eleição.
Ele destacou que todo aparato de segurança foi empregado para garantir que o eleitor exercesse seu direito de livre escolha na hora da votação. O juiz Acrísio Tajra de Figueiredo, titular da 106ª Zona, também destacou o clima tranquilo das eleições, apesar da disputa acirrada entre os candidatos.
De acordo com ele, não houve nenhum problema no processo de votação biométrico, usado pela primeira vez no município, assim como nenhuma urna teve problema técnico. “Garças a Deus, tudo deu certo e concluímos a apuração dentro do prazo previsto”, afirmou o juiz.


Abstenção alta

O número de abstenções foi considerado no município, com a falta de comparecimento de 18.321 eleitores, o que equivale a 12,21% do eleitorado de Parauapebas nestas eleições, que foi 149.584. Votaram 131.321 eleitores (87,79%). O número de votos válidos foi de 124.315 (94,66%). Votos brancos foram 2.124, um percentual de 1,6% do eleitorado.

Reportagem: Tina Santos

Publicidade

Veja
Também