Como foi noticiado AQUI no Portal Pebinha de Açúcar, na última sexta-feira (12), o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen (MDB) assinou o Decreto Municipal de número 1.076, que dispõe sobre medidas temporárias de distanciamento controlado, visando a prevenção e o enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Assim como em Marabá, Salinópolis e Castanhal, o município de Parauapebas, localizado no sudeste do Pará, também flexibilizou as medidas do decreto estadual para prevenção ao aumento da Covid-19. Academias e bares, que estão proibidas por decreto estadual, agora estão autorizadas pela prefeitura da “Capital do Minério” a funcionar na cidade de forma controlada e com medidas que devem ser tomadas, porém, neste sábado (13), alguns estabelecimentos não respeitaram a medida que proíbe a venda de bebidas alcoólicas após às 18h00 e acabaram sendo penalizados.
Através de operações de fiscalizações, servidores da Vigilância Sanitária de Parauapebas, acompanhados de agentes da Guarda Municipal, acabaram flagrando o desrespeito ao decreto e foram obrigados a penalizar proprietários de bares, inclusive, alguns estabelecimentos foram fechados e interditados.
De acordo com a diretoria de Vigilância em Saúde de Parauapebas (Visa), Michele Ferreira, a interdição é cautelar e pode durar até 90 dias, sendo que nesses casos são abertos processos administrativos e os proprietários podem recorrer juridicamente.
Já Denis Assunção, titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), afirmou que as operações irão continuar. “Estamos tentando garantir que os donos de bares e restaurantes não tenham prejuízos com a flexibilidade do Decreto 1076/2021, porém não iremos permitir de forma alguma que extrapolem o horário permitido no Decreto Municipal”, relatou o secretário, lembrando que os bares podem funcionar até às 18h00 e restaurantes até às 22h00, sendo permitida a venda de bebidas alcoólicas até às 18h00.
Nota da prefeitura
Através de nota divulgada à imprensa, através da Assessoria de Comunicação (Ascom), a Prefeitura de Parauapebas se pronunciou sobre o assunto, confira abaixo na íntegra:
“Em uma operação conjunta da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Guarda Municipal e Polícia Militar, realizada na noite deste sábado, 13, dois estabelecimentos comerciais foram fechados – um, no bairro Beira Rio, e outro no Cidade Nova – por descumprirem os decretos municipal e estadual de combate à pandemia da Covid-19.
A prefeitura aplicou interdição cautelar e os estabelecimentos não poderão funcionar neste domingo, 14, por terem colocado em risco a saúde pública, o que pode ser comprovado por vários vídeos que circularam em aplicativos de mensagens.
O governo municipal reforça que segue firme no cumprimento de todas as medidas sanitárias para evitar a circulação da Covid-19 em Parauapebas e, assim, preservar vidas. Para isso, é preciso que a população também colabore, evitando aglomerações, usando máscaras ao sair de casa e usando o álcool em gel ou lavando as mãos.
Para a cidade não parar, pare de aglomerar!”.