Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Parque Zoobotânico Vale é opção de lazer para famílias em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Quem passa pelas trilhas que circulam os recintos dos animais também pode se deparar com as espécies que vivem soltas, como uma família de antas e veados, além de ver pássaros de pequeno e grande portes sobrevoando as árvores.

Espaços para piqueniques também estão distribuídos pelo Parque. A utilização é livre. Lixeiras coloridas ajudam a ensinar às crianças, de forma lúdica, a importância da segregação de resíduos e manutenção da limpeza do local.


Atração especial

Os filhotes de onça-pintada, Thor e Pandora, que nasceram no Parque Zoobotânico Vale no ano passado, entraram numa nova fase, onde passaram a conviver com o pai. O processo de aproximação entre eles durou 5 meses e foi bem sucedido. Agora toda a família divide o mesmo recinto e sua rotina pode ser acompanhada pelos visitantes.

Os felinos entraram no oitavo mês de vida cheios de saúde e energia. A fêmea Pandora, apesar de ser a menor do grupo se destaca por ser a mais geniosa. Quando se irrita bota todos pra correr.

O recinto das onças passou a ser o mais visitado do Parque depois que os filhotes passaram a circular por lá.

O Parque Zoobotânico Vale

Inaugurado em março de 1985, o Parque está localizado no coração da Floresta Nacional de Carajás, Unidade de Conservação Federal preservada e fiscalizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Vale. Dos 30 hectares que ocupa, apenas 30% foram utilizados para a construção de recintos e área de apoio. O Parque mantém atualmente um plantel de mais de 260 animais nativos da região amazônica. Entre as espécies existem algumas ameaçadas de extinção, como a onça-pintada, ararajuba, macaco-aranha-da-testa-branca e macaco cuxiú. O PZV contribui na conservação das espécies, servindo como estoque genético e formando profissionais especializados para trabalhar em benefício da conservação da fauna e flora amazônica.

O Parque Zoobotânico Vale é aberto à visitação pública todos os dias, das 9h às 15h30. A entrada é gratuita.

Publicidade

Veja
Também