Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Pela primeira vez é firmado convênio entre Prefeitura e povos Xikrin

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Nós, caciques das três aldeias, estamos muito felizes em estar com o prefeito Valmir Mariano e estamos agradecidos por esse convênio”, disse Karangré Xikrin, cacique da aldeia Djudjekô.

Para o prefeito Valmir Mariano, o governo municipal tem se preocupado em dar assistência aos Xikrin. “Esta é a primeira vez em que é firmado um convênio entre o município e a comunidade indígena. Eles são nossos ancestrais. Temos de ter por eles o maior carinho e respeito. Estamos em clima de festa”, declarou o prefeito, ressaltando ainda que, em seus dois anos de gestão, a Prefeitura de Parauapebas reformou e ampliou escolas com biblioteca e sala de computação para os Xikrin. “Fizemos três quadras de esporte, uma em cada aldeia, reformamos estradas e muitas outras melhorias estão sendo feitas pelos nossos irmãos indígenas”.


Para Waldemir Bernini, antropólogo e representante do Ministério Público Federal, o governo municipal tem tido uma postura de atenção ao povo Xikrin. “Recentemente, estive nas três aldeias e pude constatar que, de fato, a estrada de acesso às localidades está bastante conservada, coisa que não víamos nos últimos anos, e também houve construção de escolas com quadras cobertas. Temos observado que há, sim, por parte desta gestão, o interesse em atender os povos indígenas. A celebração desse convênio vem somar essas iniciativas que a Prefeitura tem tomado, então nós vemos isso com bons olhos”, afirmou.

O evento contou também com a colaboração do presidente do Departamento de Relações Indígenas da Prefeitura, Girlan da Silva.

Reportagem: Sara Dias
Foto: Anderson Souza

Publicidade

Veja
Também