Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Piscina de águas termais do Garimpo das Pedras é ótima opção de turismo na região

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Localizado em território do município de Marabá, a cerca de 60 quilômetros do centro de Parauapebas, o Garimpo das Pedras é uma boa opção para quem deseja aproveitar o fim de semana com muita tranquilidade. O local foi descoberto por garimpeiros da região há quase três décadas e tem atraído muitos visitantes.

Conhecido pelas águas cristalinas, em tom esverdeado, o lugar é destino ideal para quem busca aconchego e maior contato com a natureza. Na área aberta ao público, o destaque é uma piscina de águas quentes, cuja temperatura passa dos 38 graus, rica em potássio e, para muitos, é até medicinal.


O acesso ao Garimpo das Pedras é feito pela rodovia que dá também acesso ao projeto Salobo. A estrada é asfaltada e em boas condições, seguindo pela Vila Paulo Fonteles, zona rural . O trajeto é feito em pouco mais de uma hora e há placas indicativas em alguns pontos. Apenas os dez quilômetros finais são em estrada de terra.

O Garimpo das Pedras foi descoberto há 27 anos por garimpeiros da região. De lá para cá, as jazidas têm produzido e comercializado milhares e milhares de toneladas de pedras de ametista para diversos países, tornando-se a segunda maior jazida do mundo, em termo de quantidade de reserva.

 

Faltam mais investimentos

Apesar de legalmente ficar localizado em território marabaense, é a Prefeitura Municipal de Parauapebas quem sempre investe naquela região, principalmente nas estradas, como ano passado, quando na gestão do ex-prefeito Valmir Mariano, o Poder Executivo asfaltou parte da estrada, principalmente em grandes ladeiras que dão acesso ao Garimpo das Pedras.

Em um comentário feito numa postagem sobre a piscina de águas termais, na página do Pebinha de Açúcar no Facebook, Fabrício Tarles deixou sua opinião: “Aproximadamente 70 KM de distância de Parauapebas, se você estiver disposto a andar isso tudo (a estrada não é toda ruim, na grande maioria é boa) para ter somente essa piscina natural e absolutamente nada mais por lá, vale a pena. Se você tem a expectativa de um local com o mínimo de estrutura, já quero lhe frustrar, no Garimpo das Pedras só tem essa piscina natural e absolutamente mais nada, não há estrutura mínima, haja vista a distância e o local. Mas, para conhecer uma vez, pode valer a pena”.

Com informações da Agência Conecta Carajás

Publicidade

Veja
Também